Media

Mulheres Capazes têm lugar no NewsMuseum

O NewsMuseum inaugura, a 25 de abril, a exposição temporária "Macho Media". Desenvolvida em parceria com a associação feminista Capazes, trata-se de uma experiência multimédia interativa que revisita marcos e episódios mediáticos da luta pela emancipação e afirmação dos direitos das mulheres.

quarta, 08 março 2017 12:38
Mulheres Capazes têm lugar no NewsMuseum

A afirmação do corpo, a emancipação social, educacional e laboral são temas que, segundo o museu, são explorados ao longo desta experiência. O visitante, além de poder assistiir a um filme exposto em 200º no Lounge, a sala de estar do museu, é convidado a interagir com conteúdos adicionais e confrontado com dados e perguntas que desafiam estereótipos e avaliam o grau de machismo.

"Poucas pessoas saberão que Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911, mas que foram precisos mais 63 anos para o voto se tornar universal, precisamente a partir do 25 de abril de 1974. Pela lente dos Media, o NewsMuseum passa em revista os marcos desta luta centenária, de forma totalmente inesperada e inovadora", resume o diretor do NewsMuseum, Rodrigo Moita de Deus.

"As marchas que aconteceram recentemente nos Estados Unidos mostram que a luta das mulheres pela afirmação dos seus direitos e pela igualdade de género está na ordem do dia. Cabe a todos nós recordar, partilhar e até louvar estórias e vitórias conseguidas do passado, que nos devem inspirar para as batalhas do presente", afirma a porta-voz da Associação Capazes, Rita Ferro Rodrigues.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Vídeo

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing