Media

As fotos de João Pina venceram o Prémio Estação Imagem

As fotos com que o fotógrafo português João Pina ilustrou as consequências para o Rio de Janeiro da concentração de investimento nas infraestruturas do Mundial de Futebol e dos Jogos Olímpicos valeram-lhe o Prémio Estação Imagem 2017.

segunda, 10 abril 2017 10:56
As fotos de João Pina venceram o Prémio Estação Imagem


"Porque é que o preço dos grandes eventos desportivos é a bancarrota das cidades?", questiona o trabalho distinguido pelo júri internacional: "É uma reportagem de alto nível, com fotografias consistentes, muito completa e que traz uma maneira diferente de mostrar os grandes eventos desportivos. A escolha foi clara e unânime", diz o presidente do grupo de jurados, Francis Kohn.

Nesta edição do Estação Imagem, a fotografia do ano é do galego Felipe Carnotto (Diário de Pontevedra), que retrata o drama dos incêndios que todos os anos flagela a natureza e põe em sobressalto as populações.

Foi também para um fotógrafo da Galiza o prémio destinado a trabalhos sobre os Caminhos de Santiago: a reportagem de Xoán Soler (A Voz da Galiza) centra-se nas emoções chegada de um peregrino depois de um percurso de 800 km em cadeira de rodas. Há outros dois fotógrafos galegos premiados: Gabriel Tizón, com um trabalho sobre refugiados nos Balcãs, e Jesus Madriñan, com uma série de retratos associados à noite de Roma.

O júri desta oitava edição decidiu atribuir a bolsa Estação Imagem ao fotojornalista Leonel Castro (Global Imagem - JN/DN), que, ao longo do na, desenvolverá um trabalho relacionado com o litoral da região norte.

Por sua vez, Ana Brígida sagrou-se vencedora nas categorias Ambiente e Assuntos Contemporâneos, enquanto Tiago Miranda (Expresso) e Paulo Pimenta (Público) venceram as categorias de Notícias e Artes e Espetáculo. Nas restantes categorias os prémios foram atribuídos a João Ferreira (Vida Quotidiana), José Carlos Carvalho (Visão) e Artur Machado (Global Imagens – JN/DN).

João Pina - Prémio Estação Imagem 2017

As fotos de João Pina venceram o Prémio Estação Imagem

Felipe Carnotto - Fotografia do Ano

As fotos de João Pina venceram o Prémio Estação Imagem

 

 

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

segunda, 10 abril 2017 11:05

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing