Media

GEN10S chega às escolas portuguesas

A SIC Esperança, em parceria com a associação espanhola Ayuda en Acción e a Google.org, lançam o GEN10S Portugal. O projeto visa reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos.

terça-feira, 06 junho 2017 11:15
GEN10S chega às escolas portuguesas

"O projeto Gen10s nasceu para responder ao desafio tecnológico que estamos a viver e que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género. Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro", explica a presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão.

Serão selecionadas 40 escolas e 5 mil crianças, dos 5º e 6º anos, e 500 professores serão formados em programação scratch. A metodologia educacional será baseada em três etapas: fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas. As escolas do 2º ciclo do ensino básico interessadas em participar podem candidatar-se ao projeto no site (www.genios.org.pt).

Já o senior counsel da Google Portugal, Marcel Leonardi, considera que o projeto responde a "desafios cada vez mais prementes" como "despertar os mais novos para as oportunidades do mundo digital". "Esperamos que este novo projeto tenha o mesmo sucesso que está a ter o Atelier Digital, com o qual a Google está a formar milhares de portugueses nas competências digitais críticas para um mundo cada vez mais digital" conclui.

O GEN10S Portugal pretende também sensibilizar o grande público para a relevância do acesso à tecnologia e à programação em particular.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Vídeo

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing