Media

Editoriais do Público sem assinatura

Editoriais do Público sem assinatura
Na sequência da saída de José Manuel Fernandes da direcção do Pública, os editoriais do jornal deixarão de ser assinados, apurou o Briefing.
domingo, 29 novembro -0001 23:23
O texto passa a ser consensualizado entre os elementos da direcção, chefiada a partir de 1 de Novembro por Bárbara Reis. Da nova direcção fazem também parte  Manuel Carvalho, Miguel Gaspar, Nuno Pacheco e Sónia Matos.
A jornalista Bárbara Reis será a nova directora do jornal Público - como tinha anunciado o Briefing no início deste mês - após a saída de José Manuel Fernandes da direcção do jornal no final do mês. Bárbara Reis é a actual directora-executiva do jornal, tendo sido enviada especial em Nova Iorque e desempenhado a função de editora de Cultura. 
Por seu lado, Paulo Ferreira, actual editor-adjunto do jornal Público, sairá para a RTP, onde irá assumir a editoria de Economia.  

Leia o cumunicado do Conselho Geral do Público
No início do passado mês de Julho, o Director Editorial do PÚBLICO manifestou ao Conselho Geral vontade de ser substituído no seu cargo, ainda durante o corrente ano, admitindo que essa substituição pudesse concretizar-se no momento julgado como mais conveniente na perspectiva dos interesses do jornal. 

Entendendo que chegou a altura de acolher a referida vontade, o Conselho Geral agradece o trabalho empenhado e devotado de José Manuel Fernandes ao longo dos quase 20 anos de vida do PÚBLICO - em especial nos últimos onze anos em que desempenhou as funções de Director Editorial -, agradecimento a que se quis também associar expressamente o Conselho Consultivo. O Conselho Geral congratula-se ainda por poder assegurar que a experiência e dedicação ímpares de José Manuel Fernandes continuarão ao serviço do projecto do PÚBLICO, ainda que noutros moldes e com outro formato. 

Foi já concluído o processo de formação de uma nova Direcção Editorial, que será  liderada por Bárbara Reis, escolha que mereceu a concordância do Conselho Consultivo. Da referida Direcção fazem ainda parte Manuel Carvalho, Miguel Gaspar, Nuno Pacheco e Sónia Matos. Esta nova Direcção entrará em funções a partir de 1 de Novembro de 2009. 

O Conselho Geral deseja o maior sucesso à nova equipa, e manifesta-se seguro de que ela oferece todas as garantias de fidelidade à matriz fundacional do PÚBLICO nestes tempos exigentes e desafiantes.   


Lisboa, 1 de Outubro de 2009

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing