Media

Há marketing de influência na edição dos 9 anos da Briefing

O marketing de influência é o tema dominante da edição que assinala nove anos de publicação da Briefing. O ponto de partida é uma entrevista a Sandra Alvarez e Carolina Afonso, coautoras do livro "Ser Blogger" e que se têm dedicado ao estudo do impacto dos influenciadores digitais na comunicação das marcas.

segunda-feira, 25 setembro 2017 13:20
Há marketing de influência na edição dos 9 anos da Briefing

Em entrevista, esmiúçam as mais-valias e os riscos associados a esta estratégia de marketing, alertando que os influenciadores têm de ser vistos como mais um meio, a usar em complemento. Mas reconhecem que a tendência ganhará (mais) peso à medida que os públicos se forem tornando também eles (mais) digitais.

Quem já recorre a esta abordagem é a Compal, que tem na atriz Rita Pereira a embaixadora da gama Veggie. O mesmo faz a Fine & Candy, que viu na influência da apresentadora Raquel Strada a oportunidade perfeita. E ainda a Nespresso, que se associou a quatro bloggers para contar estórias à volta do café. O blogger-viajante João Cajuda é um deles.

Outro exemplo de sucesso é o da marca portuguesa Josefinas, que tem na blogger internacional Chiara Ferragni a sua "melhor amiga".

O lado dos influenciadores é mostrado por Paulo Cezar, autor e protagonista de "The Cherry is On my Cake", e pelo instagramer José Lourenço, que falam sobre a atratividade das respetivas plataformas para as marcas.

Há ainda lugar para a opinião: de Miguel Sabino, CEO da Thumb Media; de Luís Raimundo Schwab, docente do IPAM; de Frederico Carvalho, fundador do ClickSummit; e do advogado Filipe Mayer, da CCA Ontier.

Não só de marketing de influência vive esta edição. Os Prémios à Eficácia, de que a Briefing é media partner, são o pretexto para saber o que pensam quatro membros do júri sobre a eficácia da comunicação: são eles Marco Pacheco, da BBDO, Manuel Falcão, da Nova Expressão, Carla Santos, do Banco Popular, e Francisca Azevedo, da GfK.

E eficácia na comunicação é precisamente o que procuram as marcas que se associam a eventos como a Volta a Portugal em Bicicleta: foi o que fez o Santander Totta, cuja estratégia é mote para um caderno especial.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing