88,5% dos inquiridos apontam o Hi5, seguido do MSN Messenger, 76,6%, e
do Facebook, mencionado por 62,8%. O Youtube é referido espontaneamente
por 48% dos entrevistados, enquanto o Twitter é apontado por 19,6% e o
Myspace por 34,5%.
Quando sugerida a resposta, estes números aumentam para cima dos
75% em quase todas as redes sociais e comunidades na Internet
contempladas no estudo, exceptuando o Twitter que é reconhecido por 57% dos inquiridos.
Já que toca às redes sociais e comunidades na Internet que os
portugueses utilizam como mais frequência, o Messenger da MSN é o
favorito dos inquiridos, 73% costumam visitar a plataforma com
frequência. Seguem-se o Hi5 (64,2%), o Youtube (29,7%), o Myspace
(16,9%). O Twitter é apontado por 4,7% dos inquiridos.
A frequente utilização destas plataformas regista os valores mais altos
na faixa etária dos 15 aos 24 anos, em qualquer um dos casos, com
excepção ao Facebook, que revela valores mais altos de utilização
frequente nas idades dos 25 aos 34 anos.
O estudo da GfK lançou ainda a questão “em quais destes serviços tem um
perfil ou conta criados?” Mais uma vez, o Hi5 fica no topo das redes
sociais mais populares em Portugal, com 58,1 dos entrevistados a
afirmarem ter um perfil criado na plataforma. 57,4% apontam o MSN
Messenger, enquanto 35,8% revelam ter conta no Facebook. O Youtube
consta nas respostas de 12,8% dos inquiridos, o Myspace em 12,2% e o
Twitter em 6,1%.
Além destes dados o estudo pretendeu ainda identificar os aspectos mais
atractivos da utilização de redes sociais na Internet.
“Comunicar/conviver” foi a resposta mais apontada (62,2%), seguida da
possibilidade de “conhecer novas pessoas” (31,1%) e do “acesso a
informação/conhecimento” (16,9%). A “proximidade” é referida por apenas
10,8% dos inquiridos e o entretenimento por 6,1%.
Ficha Técnica:
O Universo deste estudo é constituído pelos indivíduos com idades
compreendidas entre os 15 e os 45 anos, residentes nas regiões da
Grande Lisboa e do Grande Porto. Foi reunida uma amostra de 501
inquiridos, representativa do universo em análise, na qual os
respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base
numa matriz que cruzou as variáveis Sexo, Idade (3 grupos), Região (2
Regiões GfK Metris) e Habitat/Dimensão dos agregados populacionais (5
grupos).
AB
Fonte: GfK / Briefing
Comentário em One Hundred And Forty Words / Miguel Albano