Media

Inquérito GfK/Briefing: 65% dos portugueses utilizam redes sociais

gfkˍbriefingˍp.jpg
Apesar de neste mês o Facebook ter ultrapassado pela primeira vez o Hi5, no número de páginas visitadas em Portugal, o Hi5 continua a rede social mais popular a nível nacional. Segundo dados da GfK Metris, num estudo elaborado para o Briefing, o Hi5 é a rede social mais mencionada pelos portugueses (recordação espontânea), quando questionados sobre as redes sociais e comunidades na Internet que conhecem, mesmo que não utilizem.
domingo, 29 novembro -0001 23:23

88,5% dos inquiridos apontam o Hi5, seguido do MSN Messenger, 76,6%, e do Facebook, mencionado por 62,8%. O Youtube é referido espontaneamente por 48% dos entrevistados, enquanto o Twitter é apontado por 19,6% e o Myspace por 34,5%.

Quando sugerida a resposta, estes números aumentam para cima dos 75% em quase todas as redes sociais e comunidades na Internet contempladas no estudo, exceptuando o Twitter que é reconhecido por 57% dos inquiridos.

Já que toca às redes sociais e comunidades na Internet que os portugueses utilizam como mais frequência, o Messenger da MSN é o favorito dos inquiridos, 73% costumam visitar a plataforma com frequência. Seguem-se o Hi5 (64,2%), o Youtube (29,7%), o Myspace (16,9%). O Twitter é apontado por 4,7% dos inquiridos.

A frequente utilização destas plataformas regista os valores mais altos na faixa etária dos 15 aos 24 anos, em qualquer um dos casos, com excepção ao Facebook, que revela valores mais altos de utilização frequente nas idades dos 25 aos 34 anos.

O estudo da GfK lançou ainda a questão “em quais destes serviços tem um perfil ou conta criados?” Mais uma vez, o Hi5 fica no topo das redes sociais mais populares em Portugal, com 58,1 dos entrevistados a afirmarem ter um perfil criado na plataforma. 57,4% apontam o MSN Messenger, enquanto 35,8% revelam ter conta no Facebook. O Youtube consta nas respostas de 12,8% dos inquiridos, o Myspace em 12,2% e o Twitter em 6,1%.

Além destes dados o estudo pretendeu ainda identificar os aspectos mais atractivos da utilização de redes sociais na Internet. “Comunicar/conviver” foi a resposta mais apontada (62,2%), seguida da possibilidade de “conhecer novas pessoas” (31,1%) e do “acesso a informação/conhecimento” (16,9%). A “proximidade” é referida por apenas 10,8% dos inquiridos e o entretenimento por 6,1%.

Ficha Técnica:
O Universo deste estudo é constituído pelos indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos, residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. Foi reunida uma amostra de 501 inquiridos, representativa do universo em análise, na qual os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo, Idade (3 grupos), Região (2 Regiões GfK Metris) e Habitat/Dimensão dos agregados populacionais (5 grupos).

AB

Fonte: GfK / Briefing

Comentário em One Hundred And Forty Words / Miguel Albano

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing