Media

National Geographic cria microfone contra as fake news

A National Geographic vai estrear em setembro o seu primeiro programa de jornalismo de investigação na América Latina – "Explorer Investigation" – e criou uma ferramenta para garantir a verdade: um microfone contra as fake news.

segunda, 27 agosto 2018 13:01
National Geographic cria microfone contra as fake news

Em conjunto com a Media Monks, a emissora desenvolveu um "Microfone da Verdade", que analisa a frequência cardíaca e a voz do utilizador para determinar se ele está a dizer a verdade. Se a pessoa disser a verdade acende uma luz verde no microfone. Se houver dúvidas, será amarela. Já uma mentira descarada ativa o vermelho.

 

"A ideia era reinventar o antigo microfone numa altura de fake news", explica Alex Mendes, o diretor de serviços criativos da National Geographic. Além disso, a ferramenta acrescenta “um pouco de diversão e entretenimento às típicas entrevistas a políticos e celebridades”.


Diz o responsável que, “naturalmente como em qualquer tipo de detetor de mentiras, há margem para erro. É impossível dizer se alguém está a mentir ou a dizer verdade com 100% de certeza". Mas serve para “pressionar o utilizador a ficar longe das mentiras”, nota.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing