Media

O Polígrafo é dele

Chama-se Polígrafo e acaba de ficar online: o mais recente projeto do jornalista Fernando esteves e apresenta-se como “o primeiro jornal de fact-checking português”. “Em nome da verdade” é a assinatura, com branding da BUS.

quarta, 07 novembro 2018 12:00
O Polígrafo é dele

 

Propõe-se avaliar diariamente as declarações realizadas publicamente pelos principais protagonistas que se movimentam no espaço público: políticos, comentadores, bloggers ou influenciadores, todos poderão ser alvo de análise. Um medidor vai classificar o que afirmam numa escala com cinco níveis: “verdadeira”, “verdadeira, mas...”, “imprecisa”, “falsa” ou “pimenta da língua”, o grau máximo de falsidade.

Diz que os factos “serão trabalhados de acordo com elevados padrões jornalísticos” e que, entre outros fatores, não serão permitidas fontes anónimas e todos os fact-checks têm de ser feitos com base em suporte documental.

“O Polígrafo é um jornal que procura a verdade, não a mentira. Não é um jornal policial nem um inimigo dos políticos e dos comentadores; é um amigo dos leitores e dos eleitores. A partir do momento em que os protagonistas que se movimentam no espaço público souberem que existe um jornal que está unicamente vocacionado para verificar as suas palavras, eles terão um cuidado redobrado com as suas afirmações – e isso, no limite, acaba por contribuir para o elevar do debate público, reforçando a democracia e aperfeiçoando as instituições”, enquadra Fernando Esteves.

Em comunicado, adianta-se que tem um conselho consultivo composto por “figuras relevantes da sociedade portuguesa”, mas cujos nomes não são divulgados. Quanto à estrutura acionista, além do próprio Fernando Esteves, é composta pelo Emerald Group, sediado no Dubai e liderado por N’Gunu Olívio Noronha Tiny, advogado e banqueiro nascido em Angola, e  pela B. Creative Media, agência foi fundada em 2013 por Ricardo Fonseca e João Paulo Vieira, ex-jornalistas da Revista Visão.

A propósito, recordamos a participação de Fernando Esteves na rubrica T2, da Briefing, em que o tema era precisamente a “pós-verdade”.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

quarta, 07 novembro 2018 13:16

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing