Media

Como o populismo chega ao poder à boleia dos media?

Este é o ponto de partida para o debate “Media e Populismo” da primeira edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, uma iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa que acontece de 15 a 19 de janeiro.

quarta, 09 janeiro 2019 10:31
Como o populismo chega ao poder à boleia dos media?

 

O objetivo é debater, numa perspetiva global, o fenómeno do populismo contemporâneo, percebendo de que modo utiliza a comunicação mediada, do jornalismo aos meios digitais, para chegar ao poder.  

 “Nos últimos anos os movimentos populistas têm emergido em diferentes regiões do globo, com o aparecimento de líderes que se apresentam como os únicos representantes da vontade do povo e que utilizam um discurso nacionalista e polarizador. Embora o populismo assuma diferentes características em diferentes continentes, há algo em comum: o facto de todos utilizarem intensivamente os meios de comunicação para fazerem chegar as suas mensagens à opinião pública”, enquadra o diretor da faculdade, Nelson Ribeiro.

Entre os palestrantes estão Barbie Zelizer, da University of Pennsylvania e diretora do Centro Media@Risk; Silvio Waisbord, da George Washington University; Sarah BanetWeiser, da London School of Economics & Political Sciences; Ruth Wodak, da University of Lancaster; Risto Kunelius, da University of Helsinki; Francis Lee, da Chinese University of Hong Kong; e Karin Wahl-Jorgensen, da University of Cardiff. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing