Media

Facebook domina, Instagram cresce

O Facebook continua a ser a rede social com maior número de contas criadas, em Portugal, mas, este ano, há uma rede que se destaca ao nível da notoriedade: o Instagram. De 2018 para 2019 esta rede duplicou o volume de primeiras referências a redes sociais – top of mind. As conclusões são do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, que revela ainda que 54,1% dos inquiridos é fã de empresas ou marcas, nestas plataformas.

quarta, 25 setembro 2019 12:08
Facebook domina, Instagram cresce

 

De acordo com as conclusões do estudo, tendo em consideração os últimos sete anos, o Instagram “multiplicou por cinco o número de referências espontâneas entre os inquiridos”, representando, atualmente, 85%, contra os 98% do Facebook.

Embora continue a ser a rede social dominante, ao nível nacional, o Facebook tem apresentado uma ligeira tendência de quebra”, desde 2017, no que respeita à primeira referência a redes sociais conhecidas pelos participantes do estudo.

O cenário é idêntico no que respeita ao número de utilizadores: 95% dos inquiridos revelaram ter uma conta criada no Facebook e 68% afirma ter um perfil de Instagram, uma percentagem que, apesar de mais baixa, mostra que houve uma quadruplicação, desde 2013.

Entre o Facebook e o Instagram, em termos de números de utilizadores, encontram-se o Whatsapp e o Messenger, na segunda e terceira posições, respetivamente, com percentagens de contas criadas na ordem dos 74,2% e 70,8%.

Relativamente aos dispositivos utilizados para aceder às redes sociais, o smartphone continua a ser o equipamento dominante, com quase 90% de referências.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing