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Impactos da Covid-19 na imprensa? O João já sabe quais são

A pandemia do novo coronavírus aumentou a importância da informação editada e jornalisticamente consubstanciada, mas diminuiu o investimento publicitário. Estes são os dois impactos já conhecidos no setor da imprensa – adianta o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa), João Palmeiro. Uma das medidas que estão a tentar implementar – revela – é que todas as entidades, que estejam autorizadas a fazer entregas ao domicílio, distribuam também as publicações periódicas.

quinta-feira, 19 março 2020 12:16
Impactos da Covid-19 na imprensa? O João já sabe quais são

A covid-19 está a ter um impacto negativo muito grande na vida das pessoas, nas empresas e nos setores. O da imprensa está a ver o investimento publicitário diminuir, sobretudo o proveniente daqueles que estão relacionados com o comércio local e os pequenos anúncios.

O presidente da APImprensa, João Palmeiro, garante que estão a terminar o levantamento dos jornais que têm aplicações e sites evoluídos, “para que possam partilhá-los com informação produzida por outras publicações menos preparadas para o mundo digital”. Esta é a outra medida que vai ser posta em prática no setor.

E o feedback dos associados? João Palmeiro refere que têm tido “uma grande preocupação em relação à dificuldade em haver fontes de informação credíveis ao nível local”, isto porque – explica – a informação está centrada no Ministério da Saúde e na Direção-Geral da Saúde, em Lisboa. O que acontece? A diminuição de inserções publicitárias principalmente do comércio local, “que, por estar encerrado ou a encerrar, não vê necessidade em continuar as suas habituais comunicações”.

As expectativas da associação para os dias que se avizinham são que: as capacidades de produção e distribuição de jornais e revistas sejam asseguradas, o acesso dos jornalistas a fontes de informação seja reforçado, as redes logísticas de distribuição possam ter alternativas onde se mostrar necessário, e os sistemas de correios continuem a distribuir as assinaturas.

“Os jornais e as revistas terão necessariamente menos páginas, mas marcarão o seu lugar de informadores seguros e de confiança junto dos seus leitores, seja através das suas edições em papel seja através das suas edições digitais”, assegura.

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