Media

RTP prepara 2010 com aposta no centenário da República, no Mundial de futebol e na visita do Papa

rtp.jpg
As comemorações do centenário da República, o Mundial de futebol e a visita do Papa a Portugal vão ser os eventos de 2010 em que a RTP vai apostar, tendo já preparadas operações, anunciou o Director de Programas, José Fragoso.
domingo, 29 novembro -0001 23:23



"Vão decorrer três eventos em 2010 em que a RTP vai apostar", afirmou José Fragoso durante um almoço com jornalistas, hoje em Lisboa.

Segundo adiantou, as comemoração dos 100 anos da República portuguesa - que se assinalam no próximo 5 de Outubro - vão estar presentes todo o ano na estação pública e "ser transversais a todos os canais de televisão e de rádio".

"Seremos a televisão oficial das comemorações", referiu, explicando que a operação será baseada na exibição de telefilmes da época, documentários e programas como etnografias e biografias de personagens históricas, além dos próprios festejos.

O director explicou ter já seis séries de dois telefilmes em fase de selecção "para exibir quatro, cinco ou as seis" baseadas em histórias do início do século que retratem os acontecimentos que levaram à instauração de uma república em Portugal.

"O primeiro canal [RTP1] vai fixar-se na ficção", disse, adiantando que também serão transmitidos vários documentários e docugramas.
O segundo evento em que a RTP vai investir no próximo ano é o campeonato mundial de futebol, que começa em Maio na África do Sul. Dos mais de 60 jogos, a RTP vai transmitir 32 em directo, incluindo os da selecção nacional, das meias-finais e da final.

Em terceiro lugar, a estação vai apostar também na visita do Papa a Portugal, em Maio próximo, numa operação "para a qual [a empresa] vai destinar muitos meios", avançou José Fragoso.

Apesar destas operações, o ano 2010 vai contar com uma grelha "de orçamento equivalente ao de 2009", disse o director, escusando-se a referir valores concretos, explicando que as grandes apostas vão para "a ficção, o humor e o entretenimento".

Fonte:Lusa

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing