Media

A B127 (também) é em ebook. Para sentir o marketing, mas @home

Queremos que continue a Sentir o Marketing através das páginas da Briefing, mesmo sem sair de casa. Por isso, esta edição não lhe vai chegar apenas às mãos: vai chegar também aos seus ecrãs, em formato de ebook. O tema de capa é a sustentabilidade das marcas, mas há mais para ler.

quarta-feira, 25 março 2020 13:41
A B127 (também) é em ebook. Para sentir o marketing, mas @home

 

Verde, a nova cor do marketing? É esta a pergunta que fazemos no título principal da capa e à qual respondem oito marcas, de diferentes setores de atividade: IKEA, Dolce CampoReal Lisboa, Bolt, Sushi at Home, C&A, Terra Nostra, Seventh Generation e Fapil partilham o que as motivam e deixam a convicção de que esta não é uma moda, mas um posicionamento que veio para ficar. Uma visão completada com a opinião do diretor de Comunicação e de Relações Institucionais do Super Bock Group, Miguel Araújo, e da coordenadora executiva da Pós-Graduação em Gestão de Sustentabilidade do ISEG, Carolina Afonso.

Na sustentabilidade, como noutros valores, não basta às marcas parecer, têm de ser. Se quiserem ser escolha do consumidor. E foi precisamente sobre ser – e sobre selos – que se falou na estreia das Conversas à Escolha do Consumidor, uma parceria entre a Briefing e a Consumer Choice. Ao microfone esteve precisamente o CEO da organização, José Borralho, tendo o diretor de Marketing da Delta Cafés, Marco Nanita, como interlocutor.

E se há atributo que os consumidores procuram nas marcas, a inovação é um deles. É esse o caminho das que podem ostentar o selo Produto do Ano 2020. Foram 46 os produtos eleitos como os mais inovadores do mercado nacional, com o Continente e a NOS a destacarem-se.

A inovação pode passar também por parcerias inesperadas, como a que a Arcádia fez com o projeto Manicómio, espaço de criação artística para pessoas com doença mental. O resultado são chocolates em formato de comprimido cor de rosa, cuja venda reverte, em parte, para ajuda aos artistas. A Fidelidade meteu uma mãozinha nesta iniciativa.

Inesperados são também os restaurantes que abrem sob a chancela do ONA. São espaços efémeros que visam dar palco (e cozinha) a jovens chefs e criar comunidades um pouco por todo o mundo. O fundador, Luca Pronzato, e a responsável em Portugal, Patrícia Pombo, relevam os ingredientes deste projeto.

Há mais tempo já cá anda o Flúor Studio. Há 20 anos, precisamente, 20 anos de trabalho em que mudou tudo e não mudou nada, nas palavras dos sócios gerentes, Cristina Oliveira e Carlos Rei. O caminho não foi fácil, mas garantem que foi divertido. E a ambição, agora, é ganhar visibilidade, aumentar a interação com a comunidade e entrar no mercado de edição de peças gráficas.

Ambição não falta à Mercer a consultora que sofreu um recente rebranding com o objetivo de ganhar novo fôlego. A nova assinatura, “Welcome

to brighter” é a face visível da mudança, que o diretor de Marketing e Comunicação, Miguel Pimentel, troca por miúdos.

Nesta edição, e como habitualmente, tirámos uma Impressão Digital: à diretora de Marketing da PRIMAVERA BSS, Idalina Sousa, fotografada na Universidade do Minho, em Braga, quando ficar em casa ainda não era o melhor remédio.

Para dar opinião, não é preciso sair de casa: na B127, escrevem também a gestora de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Teresa Cortes, que aborda o conceito de responsabilidade partilhada; e a professora adjunta convidada do ISCA – Universidade de Aveiro, Cláudia Ribau, que faz eco do que deve ser uma estratégia de branding.

Finalizamos com sugestões para ficar Out of Office. Não para agora, claro, mas para acrescentar aos planos para quando a normalidade regressar.


Até lá, leia a Briefing@home →

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

quarta-feira, 25 março 2020 14:33

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing