Media

RTP quer nova unidade para controlo do financiamento público

RTP quer nova unidade para controlo do financiamento público
O presidente da RTP anunciou ontem ter proposto ao Governo a criação de uma unidade de regulação que controle o financiamento público da estação, faltando apenas a validação do acordo pelo novo ministro da tutela.
domingo, 29 novembro -0001 23:23
"Vai ser possível verificar que parte dos dinheiros públicos servem para colmatar as restrições publicitárias da RTP e parte serve para possibilitar a existência de programação alternativa", disse Guilherme Costa durante a conferência "Televisão Pública e Televisão Comercial: o que as distingue, o que as deve distinguir?", organizada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

No entanto, acrescentou, "a proposta terá de ser validada pelo ministro que ficar com essa pasta no novo governo". A nova unidade de regulação deverá existir como uma forma de garantir "a transparência" do financiamento e "a adequação aos diferentes objectivos de programação", explicou.

Considerando que os "milhões de euros que são entregues à estação não são incentivos à RTP mas sim ao conjunto dos operadores televisivos", Guilherme Costa lembrou que a empresa engloba "canais internacionais e canais regionais que se apropriam de parte significativa do orçamento".

Para o presidente da RTP, a discussão sobre o deve ser o serviço público de rádio e televisão "faz sentido e é saudável", embora "o modelo que vigora em Portugal e na Europa só possa ser abandonado por decisão política".

Fonte: Lusa

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing