Media

A RTP apoia o audiovisual independente

A RTP lançou um pacote de apoio à produção independente audiovisual, em virtude da atual pandemia. Entre as medidas está a manutenção de contratos de colaboradores e prestadores de serviços, o reforço do investimento na aquisição de conteúdos de produtoras independentes e a antecipação dos prazos de pagamento.

quarta-feira, 01 abril 2020 12:39
A RTP apoia o audiovisual independente

 

Diz a RTP, em comunicado, que “estas medidas representam um esforço adicional à prática de investimento acima das obrigações legais que a RTP vem realizando nos últimos anos e aplicam-se aos vários géneros e formatos de produção independente: cinema, telefilmes, ficção, documentários, contemplando também as artes performativas, música, teatro e dança”.

O canal público propõe, assim, manter “centenas de contratos de colaboradores e prestadores de serviço nas mais variadas áreas relacionadas com conteúdos”: apoio a programas, conceção de formatos, trabalhos de pesquisa, guionistas, comentadores, apresentadores, responsáveis por rubricas, etc.

Em termos de pagamentos, irá antecipar os prazos de pagamento para liquidação a pronto nas várias produções já entregues ou para entrega a curto prazo; melhorar as condições de pagamento para projetos de cinema, ficção e documentários já aprovados em consultas de conteúdos e que irão passar à produção: “adiantamento de 25% no início de produção, 25% no final da produção e 50% com entrega final. Na música e artes performativas os adiantamentos poderão chegar até 50%”. Irá também reforçar o investimento nas próximas semanas para aquisição de conteúdos de stock de produtoras independentes e direitos de interpretações de artes performativas, para exibição nos canais e antenas RTP, incluindo nas plataformas digitais.

Outras medidas são o lançamento de um ciclo de concertos via Web, a trabalhar e negociar com os artistas/agentes, para exibição nas plataformas digitais da RTP; a realização de nova edição da consulta de conteúdos já em abril, para apresentação de projetos pelos produtores. Será, ainda, dada “particular ênfase”, durante todo o ano, na programação de conteúdos de produção nacional nos canais, antenas e plataformas digitais.

A estação “irá contactar desde já as associações representativas do setor e os produtores independentes, no sentido destas iniciativas entrarem em execução imediata, traduzindo-se assim num apoio concreto à indústria audiovisual nacional”. Estas iniciativas poderão vir a ser estendidas, “dependendo da evolução do setor e da situação económica geral e da RTP”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing