Media

Este fundo é apoiado pelo Facebook

O Facebook Journalism Project (FJP) e o European Journalism Centre (EJC), organização sem fins lucrativos que trabalha com editores de todo o continente, anunciam o “Fundo Europeu de Apoio ao Jornalismo Covid-19”, para ajudar pequenas e médias organizações noticiosas e jornalistas “mais necessitados”, nos países “duramente atingidos”.

segunda-feira, 13 abril 2020 10:15
Este fundo é apoiado pelo Facebook

 

O Facebook investe três milhões de dólares (cerca de 2,74 milhões de euros) no novo Fundo Europeu de Apoio ao Jornalismo Covid-19, sendo que, através desse valor, o EJC vai canalizar fundos de emergência, para apoiar empresas e reportagens sobre a Covid-19 em curso nas comunidades locais.

As subvenções podem ser utilizadas para várias iniciativas, como: no lançamento de um boletim informativo dedicado à Covid-19, no levantamento de uma parede de pagamento, na contratação de mais jornalistas freelance, na criação de grupos comunitários, em reportagens de dados focalizadas localmente, em eventos em linha, bem como na continuação básica do trabalho.

"Por toda a Europa, as organizações noticiosas locais enfrentam uma batalha pela sobrevivência", afirma o diretor do EJC, Adam Thomas. "Profundamente afetados pelo impacto comercial da Covid-19, os jornalistas estão a proporcionar uma cobertura essencial com recursos mínimos. Sem apoio urgente, os meios de comunicação social locais e comunitários não poderão combater a desinformação e informar os cidadãos. O Fundo Europeu de Apoio ao Jornalismo Covid-19 foi concebido para proteger os jornalistas que trabalham em estreita colaboração com as suas comunidades durante esta crise", acrescenta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing