Media

Estes prémios são para jornalistas

Estão abertas as candidaturas para três prémios de jornalismo: a primeira edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, a terceira do Prémio Jornalismo que Marca, da Centromarca, e a 15.ª do Prémio Jornalismo Económico, da Universidade NOVA de Lisboa e do Banco Santander.

quinta-feira, 18 março 2021 11:01
Estes prémios são para jornalistas

 

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva vai distinguir trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, reportagem ou da análise, “contribuindo para uma sociedade mais informada, esclarecida e democrática”.

Qualquer jornalista que tenha um trabalho jornalístico publicado entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020 pode submeter a sua candidatura. A peça vencedora, que tem de estar publicada num meio de âmbito regional ou nacional, português, será premiada no valor de cinco mil euros, independentemente do meio de difusão utilizado pelo órgão de comunicação, desde que seja em formato escrito.

Cada autor ou grupo pode apresentar dois trabalhos. Podem concorrer jornalistas, qualquer que seja a sua nacionalidade, desde que titulares de Carteira Profissional, de Cartão equiparado a jornalista, de Cartão de correspondente estrangeiro ou de Título Provisório de Estagiário em Portugal. As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 1 de junho de 2021, por via eletrónica, através do preenchimento do formulário disponível no site do prémio.

Já a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca lança, pelo terceiro ano consecutivo, o prémio ‘Jornalismo que Marca’, no valor de 2.500 euros, com o objetivo de reconhecer os trabalhos jornalísticos que abordem temas importantes na área da marca e da sua envolvente económica e social.

O prémio destina-se a jornalistas, detentores de carteira profissional, autores do melhor trabalho individual ou coletivo publicado em qualquer órgão de comunicação social ativo em Portugal, independentemente do suporte utilizado – imprensa, rádio, televisão ou digital –, que aborde aspetos relevantes para as marcas, o mercado ou o consumidor.

As candidaturas de trabalhos publicados entre 1 de abril e 31 de dezembro de 2020, são aceites até 9 de abril e a entrega vai acontecer a 26 de abril.

O júri, presidido por Ricardo Miranda, Founder & Creative Partner da agência de branding Wonder Why, será composto um representante da Centromarca, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Direção-Geral do Consumidor (DGC), da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP), da Associação Portuguesa dos Anunciantes (APAN), e da Associação Portuguesa de Empresas de Conselho de Comunicação e Relações Públicas (APECOM).

Por último, a Universidade NOVA de Lisboa e o Banco Santander vão premiar pela 15ª vez os melhores trabalhos jornalísticos nas áreas da economia e negócios. As candidaturas estão abertas até ao dia 26 de abril e dirigem-se a todos os jornalistas com artigos publicados em órgãos de comunicação social escrita ou online durante o ano de 2020.

O prémio divide-se em três categorias: Gestão de Empresas e Negócios, para trabalhos relacionados com as múltiplas áreas da Gestão; Mercados Financeiros, para artigos que abordem os diferentes mercados financeiros e valores mobiliários; e ainda Sustentabilidade e Inovação Empresarial, que destaca trabalhos que incidam na área da gestão sustentável, inovação digital ou responsabilidade social e corporativa.

O melhor trabalho concorrente receberá o “Grande Prémio”, com um valor pecuniário de 10.000 euros, sendo simultaneamente o vencedor da área a que se candidatou. As outras distinções, cada uma para o melhor trabalho das áreas restantes, terão um valor de 5.000 euros.

As candidaturas podem ser feitas no através de um formulário online no site próprio. O júri, composto por personalidades de reconhecido mérito ligadas às Ciências Sociais, Jornalismo, Finanças, Sustentabilidade e Gestão, mantém-se para esta edição: Francisco Caramelo (Diretor da NOVA FCSH), António Granado (NOVA FCSH), Cátia Batista (NOVA SBE), Conceição Zagalo, Graça Franco, Helena Garrido e Paulo Pinho (NOVA SBE).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing