Media

Media tradicionais? São os mais confiáveis na UE

As estações públicas de televisão e de rádio são a fonte noticiosa de maior confiança na União Europeia (UE) (49%), seguidas da imprensa escrita (39%). De acordo com o inquérito Eurobarómetro, publicado hoje. A TV é a principal fonte de notícias (75%), em especial para os cidadãos com mais de 55 anos.

terça-feira, 12 julho 2022 12:04
Media tradicionais? São os mais confiáveis na UE

Segundo o inquérito, os cidadãos confiam na radiodifusão tradicional e nos meios de comunicação impressos, incluindo os seus canais online, mais do que nas plataformas de notícias em linha e nas redes sociais. Depois das estações públicas de TV e rádio e da imprensa escrita, seguem-se as estações privadas de televisão e de rádio (27%) como uma fonte de informação de confiança.

“A importância da confiança também surge na reposta sobre o que levaria a consultar um artigo noticioso em linha”, lê-se no Eurobarómetro. Enquanto 54% dos europeus inquiridos são incentivados pelo facto de o título corresponder aos seus interesses, 37% afirmam que é importante confiar no serviço de notícias que publica o respetivo artigo noticioso.

Já no que respeita aos hábitos, a TV lidera, seguida das plataformas noticiosas em linha (43%), da rádio (39%), das redes sociais e dos blogues (26%), e da imprensa escrita (21%). Por outro lado, os mais jovens são “muito mais propensos” as redes sociais e os blogues para aceder a notícias – 46% dos jovens entre os 15 e os 24 anos, em comparação com as 15% das pessoas com mais de 55 anos).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing