A APPM quis saber: segunda vaga do barómetro mais positiva

Uma evolução positiva. É esta a leitura que a APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing faz da segunda vaga do barómetro sobre o impacto da Covid-19 no setor. Responderam 129 empresas, sendo que 32% não alterou o esforço de comunicação, mas 11% viu o orçamento de marketing eliminado.

 

Quanto à comunicação, mais de um terço das empresas registou um decréscimo – pequeno, em 10% dos casos; médio em 14%; e grande em 15%. E 11% decidiram parar completamente a comunicação.

No que toca ao orçamento de marketing, só 27 dos respondentes não o viram afetado.  No extremo oposto, estão as nove marcas cujo orçamento foi totalmente cortado.

A propósito de cortes, 23% dizem que vão estender-se à equipa e outros 28% admitem essa possibilidade. Mas 48% asseguram que isso não acontecer nas suas empresas.

No que toca às obrigações salariais e fiscais, a maioria (60%) está em condições de cumpri-las em abril, mas 15% não.

“Este barómetro é uma ferramenta muito relevante para os profissionais de marketing e agentes do sector, pois irá dar-nos pistas e tendências concretas da realidade do tecido empresarial português e do marketing em particular, contamos com a vossa preciosa ajuda, para continuar a medir este fenómeno”, sustenta o autor do estudo e diretor da APPM, Rui Nunes.

briefing@briefing.pt

 

Sexta-feira, 17 Abril 2020 09:52


PUB