A Bondex apresenta um revestimento de emoção. O Gonçalo explica

A história da Bondex, em Portugal, começou em 1969, com apenas um produto, e evoluiu para uma gama completa. O marketing manager da PPG Dyrup, Gonçalo Cunha Gomes, acredita que existem produtos mais simples de comunicar que uma “lata de revestimento de madeiras”, mas vê além disso. Vê, na Bondex, uma “história emocional de uma marca que atravessou várias gerações”. É também por isso que a emoção surge como um pilar da campanha de comemoração dos 50 anos da marca no País, “a cuidar do que é mais importante”.

Meio século de Bondex. Como evoluiu a marca, desde 1969?

Estava a Dyrup em Portugal há 22 anos, quando foi introduzido um novo produto, exclusivamente dedicado às madeiras: Bondex. O primeiro produto Bondex destinava-se ao tratamento de superfícies de madeira e estava disponível em várias cores de madeira. Ao longo destas décadas, a Bondex foi alargando a sua gama, passando de apenas um produto para uma gama completa destinada à preparação, tratamento, proteção e decoração de madeiras. A introdução de Bondex foi um enorme sucesso e rapidamente se verificou uma grande recetividade do mercado. Prova disso é que a Bondex foi ganhando o seu espaço no mercado e é hoje a marca líder em notoriedade espontânea, uso e preferência. A marca é tão popular no nosso mercado que a chamamos de “categorizer”, uma vez que acabou por tornar-se um sinónimo sempre que nos referimos a produtos destinados à proteção das madeiras. Com a alteração de tendências, foram desenvolvidas novas cores e, hoje, além das tonalidades de madeira, a marca disponibiliza também cores decorativas, através do sistema de tintagem Dyrumatic. Durante estes anos, também a imagem das embalagens foi evoluindo e hoje está mais moderna, atrativa e organizada para o consumidor. A Bondex continua a reinventar-se e tem apostado em desenvolver produtos inovadores, de elevada qualidade e adaptados ao nosso clima, mantendo ao mesmo tempo a confiança que os consumidores têm na marca Bondex.

 

Que peso de mercado representam, atualmente?

A marca Bondex tem uma posição consolidada no mercado português e é líder com 40% de quota de mercado, no seu segmento. Atualmente, a marca está presente no mercado através da distribuição tradicional e grande distribuição, em mais de 800 pontos de venda. Anualmente, realizamos um estudo de mercado que tem como objetivo apurar o desenvolvimento e tendências registados no mercado das madeiras em Portugal. Este estudo é realizado pela USP Marketing Consultancy e, em 2018, revelou dados extremamente interessantes, entre os quais, que a Bondex continua a ocupar a 1.ª posição no top of mind dos consumidores; que 65% dos inquiridos revelaram utilizar Bondex com grande regularidade ou como sendo o produto a que mais recorrem para o tratamento de madeiras; que mais de metade dos consumidores – 53% –  incluíram ainda Bondex na última compra de produtos woodcare; e ainda que a marca ocupa também a 1.ª posição no que diz respeito à recomendação numa compra futura – 45%.

 

Como se posiciona a marca Bondex no mercado Português?

A marca Bondex tem como público-alvo os DIYers, que gostam da aparência natural da madeira, e os profissionais que procuram a proteção mais duradoura e veem na Bondex uma marca confiável e fidedigna. Ainda hoje, o público-alvo principal de Bondex são homens com idade superior a 38 anos, apesar de cada vez mais mulheres estarem envolvidas no processo de manutenção e tratamento de madeiras. A Bondex é uma marca especialista, inteiramente dedicada à proteção de madeiras, expert no seu segmento e tem como principal benefício ajudar o seu público-alvo a proteger e embelezar as suas madeiras. Em termos de personalidade, Bondex carateriza-se por ser uma marca séria, clássica – e até tradicional – e extremamente confiável. Relativamente à sua atitude, é inovadora, poderosa, útil e autêntica. A Bondex tem como ambição ser como aquele amigo que está sempre presente em todos os momentos que mais precisamos e em quem podemos confiar, oferecendo um alto desempenho em todos os produtos que disponibiliza, para qualquer que seja o projeto de proteção de madeiras.

 

Quais os desafios de comunicar uma marca de revestimento de madeiras?

Todas as marcas têm desafios, na hora de comunicar. Essa é uma das partes mais aliciantes da comunicação. É, por isso, fundamental conhecermos o nosso público-alvo e saber como é que ele perceciona a nossa marca. Acredito que existam marcas e – ou – produtos mais simples de comunicar que uma “lata de revestimento de madeiras”. Mas quando olhamos para Bondex, vemos muito mais que isso, vemos toda uma história emocional de uma marca que atravessou várias gerações, ligando objetos únicos a momentos especiais e que hoje tem uma herança – uma marca premium, de elevada qualidade, com uma grande variedade de soluções para a proteção e decoração de madeiras. Em 2014, fizemos o primeiro spot televisivo, que tinha como principal objetivo o rejuvenescimento da marca Bondex.  Há cerca de dois anos, a comunicação da marca incidiu no seu principal produto, Bondex Classic – que é conhecido ainda hoje no mercado como o “Bondex” –, com o obejtivo de dar a conhecer uma nova tecnologia inovadora, a Active Pro, que garante uma proteção ativa das madeiras contra as intempéries e raios UV, resistência a fungos e bolores e repelência à água.

 

Nos materiais de comunicação, incluem, agora, um selo de comemoração dos 50 anos, que aposta numa vertente emocional. Qual o objetivo?

Este ano, a marca Bondex celebra o marco histórico de 50 anos de presença em Portugal, por isso desenvolvemos uma campanha utilizando este mote e que apela também a um lado mais emocional. Por ser uma marca com história e a favorita dos portugueses, sabemos que Bondex é a marca que tem acompanhado as famílias portuguesas: é a marca que os nossos avós e pais já utilizavam e, agora, é a nossa vez, daí a importância da herança Bondex e desta passagem de testemunho. Esta campanha foi dirigida a todos os parceiros, distribuidores da marca, e cliente interno, para todos aqueles que trabalham diariamente no sucesso desta grande marca e como forma de agradecimento a todos que fazem parte desta extraordinária história. Esta campanha teve também apoio de media e para todos os materiais de comunicação foi desenvolvido um selo dos 50 anos em forma de coração, com o headline “a cuidar do que é mais importante”, posicionando a Bondex como guardiã daquilo que é realmente importante para nós e que pretendemos que perdure no tempo.

 

O digital é importante?

O acesso à internet faz cada vez mais parte do quotidiano dos portugueses e por isso a presença digital é essencial. Sabemos que o consumidor Bondex, antes de visitar uma loja para adquirir um produto, faz pesquisa de informação na internet, nos sites da marca e redes sociais, e por isso esta presença no canal digital faz com que a marca esteja mais próxima dos seus consumidores e que contribua para aumentar a confiança e fortalecer a notoriedade da marca. Bondex tem um site inteiramente dedicado à marca, onde é possível identificar o produto mais adequado à sua necessidade, perceber que cores estão disponíveis em cada um dos produtos ou consultar catálogos de cor e fichas técnicas. A PPG Dyrup está presente nas redes sociais Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn e partilha diferentes conteúdos das várias marcas que representa, como o caso de Bondex, de forma a inspirar o nosso público e demonstrar o que podem fazer com os nossos produtos, seja na proteção de um simples soalho, na proteção de decks, na renovação de jardins e espaços exteriores ou na transformação e recuperação de alguns objetos vintage mas com valor sentimental, dando-lhes uma nova utilização.

mcarneiro@newsengage.pt

 

 

Quarta-feira, 02 Outubro 2019 11:37


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