Para a maioria dos especialistas inquiridos (90%), a importância da criatividade aumentou na área do Marketing durante o último ano, uma mudança para a qual a pandemia, a digitalização e o excesso de informação contribuíram. Também a sua relevância nas disciplinas de comunicação digital e marketing de influência está a crescer.
Além disso, a maioria dos inquiridos considera que a criatividade tem um grande impacto no modelo de negócio das empresas e nos processos necessários para o seu desenvolvimento; e que tem um impacto alto no desempenho do produto, na comunicação da marca e na interação com o cliente.
“A importância da criatividade para os Chief Marketing Officer está a crescer e está a tornar-se cada vez mais uma ferramenta-chave para o sucesso de todo o tipo de negócios. A contribuição da criatividade para as empresas saiu da esfera do marketing e da publicidade apenas: ela está em todo o lado na organização”, afirma a diretora sénior de Engagement e Digital da LLYC, Marlene Gaspar.
Coca-Cola, Heineken, Apple, Amazon, Natura, Red Bull, Nike, Netflix, Google, Burger King ou McDonald’s estão entre as empresas mais admiradas pela sua criatividade.
Por outro lado, estão as barreiras à criatividade e inspiração. A falta de motivação das equipas pode ser um grande obstáculo, dizem. De acordo com os resultados do inquérito, a pressão para os resultados a curto prazo é o maior obstáculo que enfrentam diariamente na hora de serem criativos (75,8%). Seguem-se o medo do risco (74,7%), a falta de tempo (54%), a falta de recursos (29,8%), a falta de confiança (27,5%) e a falta de autenticidade (11,4%).
“Temos de redefinir a criatividade. A criatividade é algo intrínseco nas pessoas, que nos permite abordar problemas e encontrar novas soluções para os problemas e as vicissitudes da vida quotidiana. Este relatório é o resultado de um trabalho de campo com responsáveis de marca, que reconhecem a importância da criatividade nos seus negócios e percebem que foi nela que nasceram algumas das melhores e mais diferenciadoras experiências. Experiências que se têm traduzido em receitas, reconhecimento e negócios”, explica Marlene Gaspar.