As duas primeiras lojas da marca italiana especializada em vestuário de caxemira foram nos Restauradores (Lisboa), em 2018, e na Rua de Santa Catarina (Porto), no ano seguinte. Duas localizações que, de acordo com Melchiori, eram mais orientadas para o público estrangeiro: “Eram mais facilmente ativáveis por via do turismo, porque a marca está presente noutros países e, portanto, é mais reconhecida pelos turistas.”
Mas, “era importante estar mais próximo dos portugueses”, daí a abertura no CascaiShopping: “Existe uma forte tendência do público português para fazer compras no centro comercial, pelo que, se quisermos estar próximos dos portugueses, temos de estar nos shoppings de eleição. E este é um dos melhores, era uma escolha obrigatória”, contextualiza o gestor.
Quanto à abertura nesta altura, Marco Melchiori assegura que a marca o faz com a “máxima confiança”, pois já tem um “reconhecimento interessante” do consumidor português. “Acreditamos muito no mercado português”, conclui, acrescentando que a estratégia passa não apenas por novas aberturas, mas também por gerar brand awareness.
A confiança assenta no produto: “Não é só ver, é preciso tocar. Ao tocar no produto, percebe-se do que estamos a falar”, diz, referindo-se à caxemira, de que a Falconeri é um dos principais fabricantes, com a matéria-prima a ter origem na Mongólia.
“Clássico intemporal, com simplicidade elegante” é como a marca se define, com coleções de básicos, mas que também seguem as tendências.