Lua Nova
Filipa Campos e Susana Guimarães, duas amigas do Porto, procuravam algo que consideravam não existir no mercado: roupa de dormir bonita, cuidada, com qualidade e tradição. Assim, de uma “forma muito natural”, no verão do ano passado, surgiu a ideia de criar a Cotton Moon. “Só depois de fazermos pijamas e camisas de noite para os nossos filhos percebemos que poderíamos criar dessa ideia um negócio”, contam.
E à tradição desejada junta-se a família e fica completa a génese da marca. “Não há nada mais português”, dizem. Os tecidos 100% de algodão, a mestria da confeção do Norte de Portugal, as rendas, os bordados, os pequenos-almoços de pijama em família, os irmãos e primos vestidos de igual, e os modelos clássicos e intemporais – inspirados nos pijamas e nas camisas de dormir das avós e bisavós – “valorizam o bem-vestir e a durabilidade das peças”.
Quarto Minguante
Os pijamas são produzidos a partir de algodão e os acabamentos feitos de produtos 100% recicláveis. A marca quer contrariar a tendência do consumo rápido e preocupa-se em produzir peças de alta durabilidade para que possam atravessar gerações. Assim, dizem, perpetua as peças e a própria tradição.
“Todos os pormenores tornam as nossas peças únicas”. As criadoras destacam a qualidade dos tecidos que escolhem, a procura pelas rendas perfeitas e a escolha de modelos intemporais.
Lua Cheia
Os filhos das criadoras tiveram um “papel importante” em todo o processo, até na escolha do nome. Pediram-lhes que dissessem palavras que os fizessem pensar no momento de dormir, de sonhar, e imediatamente surgiu a lua e as estrelas, que estão presentes no nome e nos símbolos do logótipo. A estes juntou-se o algodão. “Sempre foi a nossa escolha para fazer os pijamas, a qualidade da indústria têxtil portuguesa e a força do made in Portugal davam-nos a certeza de que esse era o caminho e então decidimos que teria que estar presente no nome da marca”, explicam.
A acompanhar o naming está a assinatura “Nightwear for Dreamers”, que remete para a valorização da infância e da importância de sonhar. “Queremos fazer parte desses sonhos, através da beleza das nossas peças, do conforto, da qualidade, da emoção de ver as peças passarem de geração em geração. Somos uma marca de sonho como se diz aqui no Porto”.
Quarto Crescente
A grande ambição passa por dar a conhecer a marca no estrangeiro e colocar as coleções um pouco por todo o mundo, através da revenda. Até ao final de 2021, Filipa e Susana vão estar em duas feiras internacionais à procura de revendedores – o grande objetivo.
O destino é esse e todo o investimento está, neste primeiro ano, a ser feito nesse sentido. Afinal, a Cotton Moon foi concebida para o mercado internacional.