“A FNAC é uma loja verdadeiramente inspiradora, onde é possível viajar por vários universos, pelos sonhos de sermos quem queremos, despertando a curiosidade e revelando o que ainda não conhecemos”, afirma a diretora de Marketing da FNAC, Inês Condeço. salientando que se sente a magia do Natal, comparável a uma visita ao armazém do Pai Natal.
“Vamos continuar a apostar em novidades e tendências e numa gama muito diversa, de forma a que o presente FNAC continue a ter o encantamento de sempre na árvore de Natal. Do ponto de vista de gama e serviço, os clientes podem contar com a curadoria da FNAC para apresentar boas soluções de presentes de tecnologia, cultura e lazer, contando com os nossos experts para promover uma escolha esclarecida”, adianta.
Quanto às expetativas em relação à quadra, a perspetiva é para algum retorno à normalidade, sobretudo pela confiança dos clientes no regresso às lojas. “Temos vindo a trabalhar nesse sentido e, apesar das circunstâncias, estamos convictos que será um ano de recuperação e que vamos conseguir pelo menos manter os níveis de 2019”, declara. Tendo em conta o contexto atual de “alguma contenção económica”, a FNAC – comenta – está a trabalhar para “oferecer as melhores soluções numa boa relação qualidade/preço, apostando também em produtos ecológicos, recondicionados e com maior durabilidade”. Acresce o desenvolvimento no ano passado de serviços que reforçaram os canais de compra e de entrega de encomendas, como o Liga e Encomenda (número 309 710 000) ou o Click & Collect 1h, que continuam disponíveis.
Sobre o foco do marketing para a quadra, Inês Condeço frisa que a FNAC é uma marca conhecida junto dos clientes por disponibilizar uma larga gama de produtos, seja na área da tecnologia, da cultura ou do entretenimento. “Ao longo do ano e das várias campanhas que decorrem, temos sempre produtos estrela em todas as categorias, fruto de uma curadoria da própria FNAC para levar aos clientes aquilo que mais procuram e também promover curiosidade em conhecer novas coisas. Teremos, nomeadamente, uma vasta gama de brinquedos ecológicos e STEM, livros com todas as novidades, mas também um enorme fundo de catálogo para satisfazer todas as necessidades. Em tecnologia a aposta será nas novidades, com foco em Som, Smartphones e Gaming”, destaca. Salienta ainda que em loja, tanto física como online, há sempre uma variedade de possíveis presentes tanto para adultos, como para crianças, assim como gift cards e packs de experiências para os que não têm a certeza de qual será o presente ideal para oferecer. “A grande mais-valia da marca, além da gama de produtos diferenciados, é o acompanhamento atento dos nossos experts para facilitar a escolha dos clientes”, sublinha.
Aliado ao novo posicionamento, #cultivaadiferença, a campanha de responsabilidade social deste Natal tem como objetivo angariar fundos para promover a expansão da primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos que chegou em novembro a Portugal: os Cafés Joyeux.
No âmbito de um projeto nascido em França e de uma parceria entre a fundação Émeraude Solidaire e a associação VilacomVida, estes espaços vão empregar e formar pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Lembrando que há mais de 600 mil portugueses com algum tipo de deficiência e que a maioria não tem acesso ao mercado de trabalho, a responsável salienta que o JOYEUX recruta, contrata e treina com a dedicação de uma equipa especializada de recursos humanos, fazendo com que cada colaborador ganhe confiança, experiência e autonomia, sentindo-se parte verdadeiramente integrante da empresa. Para ajudar basta ir a uma loja FNAC ou FNAC.PT e contribuir com um donativo a partir de 1€, recebendo automaticamente acesso ao streaming de um concerto solidário de Natal, ou através da compra de produtos JOYEUX que estarão disponíveis em loja ou no site.
“Acreditamos no poder da inclusão para a promoção de uma sociedade melhor e sabemos que o nosso papel na promoção deste tipo de causas a nível nacional pode fazer toda a diferença”, diz. “A nossa principal ambição é pôr a diferença no centro das nossas cidades e das nossas vidas. Com esta angariação, vamos ajudar a JOYEUX a abrir mais cafés por todo o país e a fazer a diferença na vida de centenas de pessoas e das suas famílias”, destaca. Relativamente à forma como a situação pandémica se tem refletido em termos de responsabilidade social, reconhece que acentuou a importância do coletivo e da consciência global na ajuda a questões relacionadas com as pessoas. “Na FNAC, enquanto empresa, sentimos desde logo a urgência de minimizar os efeitos sociais desta pandemia e unirmo-nos por um bem comum. Prova disso foi a campanha de angariação de fundos que promovemos em 2020 pela União Audiovisual, em que conseguimos entregar-lhes mais de 70 mil euros para ajudar profissionais da cultura numa altura em que ficaram sem qualquer apoio”, assegura.
E como tem evoluído o perfil de cliente da marca? Inês Condeço diz que a muita informação que tem à disposição o torna mais exigente, tanto na relação qualidade/preço como, por exemplo, em questões que se prendem com a sustentabilidade (seja na produção, distribuição ou entrega). “A FNAC sempre teve clientes com perfis variados, no entanto o pilar do interesse pela cultura – seja música, cinema, literatura – continua a ser um denominador comum dos nossos clientes”, declara, observando que a FNAC recebe cerca de 80 milhões de visitas por ano. “São mais de 800 mil visitantes em loja e cerca de 700 mil em fnac.pt, todas as semanas”, especifica.