Briefing | O que levou a Global a apostar num rebranding e numa nova arquitetura de marca nesta altura?
Isabel Jorge Carvalho | A Global. é uma das mais antigas consultoras em comunicação no mercado nacional. Com 22 anos de existência, posso afirmar que os últimos três foram dos mais desafiantes, mas foram também aqueles que mais nos impulsionaram a fazer mais e melhor e o resultado mais visível desta reestruturação foi a diversificação de oferta e o crescimento do nosso volume de negócios.
Qual o propósito da mudança?
A arquitetura muda no sentido em que passamos a ter uma marca umbrella, a Global., que reúne todos os serviços enquanto submarcas – Global. Press, Global. Influence, Global. Digital, Global. Strategy, Global. Events e Global. Creativity.
O termo Press cai e passa a ser uma área de negócio, pois há muito que deixámos de estar focados apenas na área media relations. Somos Press, mas também somos digital, influence, events, strategy e creativity. Já a nossa área de marketing de influência – a antiga Bond 148 – regressa ao universo Global. Nas restantes áreas apenas formalizámos o rebranding visual, tornando mais percetível os serviços que temos disponíveis bem como as áreas de conhecimento transversais onde nos destacamos – Corporate&Reputation, Indulge&Lifetsyle e Luxury, Fashion&Beauty. Esta arquitetura fica mais visível no nosso website www.global-press.com.
Qual é a estratégia subjacente à aquisição da Bond 148?
A Global. trabalha a área de marketing de influência há largos anos, no entanto decidimos, em 2020, formalizá-la e torná-la independente das restantes áreas da agência. Surgiu neste sentido a Bond148, com um nome e uma identidade distinta. No entanto, ao longo destes dois anos realizámos que não fazia sentido separar do nosso universo apenas uma área de negócio e que o nosso grande fator distintivo era todo o know how acumulado ao longo de mais de duas décadas bem como as sinergias internas da agência. A Bond148 regressa assim ao universo Global., não enquanto aquisição porque já fazia parte, mas com um nome diferente – Global. Influence, mantendo toda a dinâmica e crescimento positivo.
Em que medida é esta atualização importante numa marca de assessoria de imprensa e relações públicas?
Ao longo de duas décadas sempre tivemos uma postura muito low profile. Sempre fomos uma agência discreta, com uma carteira de clientes muito interessante, mas sobretudo na área de Media Relations. A perceção no mercado era boa, mas precisávamos de potenciar outras áreas de negócio como o influence marketing, o digital e os eventos, mas para isso necessitávamos de tornar a nossa oferta mais percetível, clara e atualizada. Tal como as marcas que comunicamos, olhámos também nós para a nossa comunicação, o que é fundamental para potenciar qualquer negócio.
Quais as expectativas para o fecho de 2022?
A Global. cresceu 57% da sua faturação em 2021, face ao ano anterior, e prevê crescer este ano mais 20%.