A iniciativa é gerida em conjunto com o Instituto Universitário Europeu e visa apoiar projetos de fact-checking, investigação e literacia mediática no continente europeu.
Durante a manhã, será feito um balanço do primeiro ano de atividade do EMIF e apresentados cinco projetos apoiados pelo fundo: Agence France-Presse, OKO.press, International Press Institute, Transatlantic Foundation e a Associação Godinhela – Investigação e Desenvolvimento Social.
Na parte da tarde haverá dois painéis. O primeiro focado na promoção do diálogo sobre a luta contra a desinformação, moderado pelo perito em políticas para o mercado único digital e media Paolo Cesarini e o segundo sobre financiamento de iniciativas de combate à desinformação, moderado pela profissional da área de desenvolvimento de media Joanna Krawzczyk.
Os debates vão contar com a presença de nomes da área como Alberto Rabacchin, DG Connect da Comissão Europeia; Helena Martins, do departamento de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas para Portugal da Google; Tânia de Morais Soares, da ERC; Dominika Hajdu, do Centre for Democracy & Resilience da GLOBSEC; C.H. de Vreese, da Universidade de Amsterdão; e Mathias Vermeulen, da Agência AWO.