A opinião de… Carla Guedes

A especialista em comunicação corporativa considera que a comunicação interna e a retenção de talentos são uma questão de sustentabilidade.

No século XXI, a comunicação interna e a retenção de talentos são dois pilares essenciais para o sucesso de qualquer organização. Num cenário global, altamente competitivo e dinâmico, as empresas enfrentam desafios cada vez maiores para atrair, desenvolver e manter os melhores profissionais. Nesse contexto, uma comunicação interna eficaz revela-se uma ferramenta fundamental para envolver os colaboradores, alinhar objetivos e valores, e criar um ambiente de trabalho positivo, produtivo e colaborativo, com sentido de pertença.

E a comunicação interna vai muito além da simples transmissão de informações. Ela é a chave para construir relacionamentos sólidos entre líderes e equipas, promovendo assim transparência, confiança e colaboração. Através de diversos canais e estratégias inovadoras, as organizações podem garantir que as suas mensagens são compreendidas, valorizadas e incorporadas na cultura organizacional. Porque quando os colaboradores se sentem ouvidos, informados e envolvidos, ficam, naturalmente, mais motivados e comprometidos.

É, pois, inegável que a retenção de talentos se tornou, hoje, um desafio premente para os gestores de recursos humanos. Num mercado onde a procura por profissionais qualificados supera a oferta, as empresas precisam de adotar uma abordagem proativa para manter os seus melhores colaboradores. Isso implica não apenas oferecer salários competitivos e benefícios atrativos, mas, e acima de tudo, criar um ambiente de trabalho que estimule o crescimento profissional, o reconhecimento e o sentido de propósito!

Por tudo isto, a comunicação interna e a retenção de talentos estão intrinsecamente ligadas, formando um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Quando as empresas investem numa estratégia de comunicação eficaz, elas estão a fortalecer os seus laços com os colaboradores, a aumentar a satisfação no trabalho e, consequentemente, a reduzir a rotatividade. Este ciclo virtuoso não apenas impulsiona o desempenho organizacional, como ajuda a criar uma cultura de excelência e inovação, fundamental para prosperar no século XXI.

Portanto, cabe às organizações abraçar estes desafios como oportunidades para se destacarem e prosperarem em ambientes empresariais em constante evolução. Ao priorizar a comunicação interna e a retenção de talentos, as organizações garantem a sua própria sustentabilidade e contribuem para a construção de uma sociedade mais próspera e inclusiva. Portanto, a estratégia ou a falta dela, fará toda a diferença.

Carla Guedes, especialista em comunicação corporativa

Terça-feira, 27 Fevereiro 2024 12:29


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