Numa era em que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade constante, é urgente que todos estejamos comprometidos em procurar, cada vez mais, novas formas de sensibilizar os mais jovens para a reciclagem de embalagens.
Acredito que o trabalho que é feito junto do cidadão é imprescindível e é por isso que precisamos de captar o seu lado mais emocional, ainda que o objetivo seja aplicá-lo em algo mais racional, como o ato de separar embalagens.
Para despertar a consciência de todos é fundamental demonstrarmos os benefícios inerentes ao ato de reciclar, recompensando-os até. É preciso fazer notar que a reciclagem não é apenas uma ação individual, é um compromisso coletivo que tem impacto direto na vida de todos nós.
A Sociedade Ponto Verde (SPV), enquanto marca líder no setor da gestão de resíduos de embalagens, procura ter, de forma ativa, um papel inovador e uma visão disruptiva e diferenciadora, de modo a cultivar a educação ambiental, especialmente junto das crianças e jovens, os protagonistas do amanhã.
Para tal, é fundamental estabelecer proximidade com eles, numa lógica de os conhecer e compreender, pois dependemos do seu comportamento para alcançar as metas de reciclagem de embalagens que temos para cumprir – esta é uma missão de todos, sem exceção. É neste sentido que precisamos de entender de que forma conseguimos alcançar e impactar esta geração, e nada melhor do que aliar a comunicação à literacia ambiental e à digitalização.
Foi neste sentido que criámos projetos como a Academia Ponto Verde, uma iniciativa com uma abordagem próxima – escola a escola e praia a praia, de norte a sul do País – onde tentamos transmitir uma mensagem clara e transparente às crianças e jovens com quem nos cruzamos, tendo como objetivo que implementem no seu dia a dia todos os conhecimentos adquiridos nessas sessões.
Além disso, a verdade é que, atualmente, a tecnologia está no centro de grande parte das ações que desenvolvemos – a tecnologia está na palma da nossa mão -, especialmente na dos mais jovens, que apenas conhecem a realidade que está, nada mais nada menos, na base da digitalização e gamificação.
Em 2023, lançámos a app Acerta e Recicla, uma forte aposta na gamificação, que surge pela constante procura por parte da SPV de ter novas soluções e ferramentas que não só sensibilizam como mobilizam os cidadãos para a causa da reciclagem de embalagens em Portugal.
No fundo, o objetivo da app é que através de uma interação simples e divertida, os cidadãos, testem os seus conhecimentos, fiquem com este tema no seu top of mind e adotem o gesto de reciclar no seu dia a dia. Além disso, por estarmos presentes num meio tão digital e imediato conseguimos gerar proximidade e diálogo, o que nos motiva a continuar a fazer mais e melhor todos os dias em busca de um amanhã mais sustentável.
Precisamos que 2024 seja um ano de viragem e de ação para atingir a taxa de reciclagem de embalagens de 65%, em 2025, e de 70%, em 2030.
Para que possamos atingir estas metas, Portugal precisa de uma mudança de comportamento imediata. É necessário que todos estejamos conscientes e que assumamos o nosso papel de cidadãos ativos. Na Sociedade Ponto Verde, assumimos o desafio de capacitar, motivar e envolver os cidadãos na sustentabilidade, incentivando-os a reciclar cada vez mais e melhor porque reciclar é um compromisso de todos!
Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde