“A Samsung está num caminho de disrupção”. Diz José Correia

Nos últimos dez anos, a área de mobile da Samsung cresceu 90%, num “claro sinal de que o mercado nacional confia na tecnologia, qualidade e segurança dos equipamentos” da marca. Esta é a perspetiva do   head of Product Marketing, José Correia, que especifica que, em 2021, o volume de negócios daquele segmento se situou acima dos 250 milhões de euros, “o mais alto já registado em Portugal”.

Acrescenta que, no segmento TV Premium, a Samsung “lidera o mercado nacional há cinco anos”, com as vendas totais de QLED a triplicarem e a serem hoje “um pilar estratégico” da marca, “líder destacado” nos televisores de grandes polegadas (+65″) desde 2017. Também nos eletrodomésticos a Samsung “lidera há cinco anos consecutivos” nas seis principais categorias: (frigoríficos, máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa, arcas e microondas).

“A nossa missão é continuar a trilhar um caminho de disrupção que nos permita acompanhar as tendências e as expectativas dos consumidores”, afirma. Neste contexto, José Correia identifica os foldables como exemplo de inovação e pioneirismo, tendo em conta que a Samsung foi “a primeira marca” a apostar neste segmento. “Vamos já na 4.ª geração destes modelos dobráveis e, se nas primeiras gerações havia alguma resistência por parte do consumidor, hoje temos uma grande aceitação neste segmento, aumentando a notoriedade destes equipamentos e dissipando as dúvidas quanto à resistência e usabilidade destes novos formatos. Para a Samsung esta não é apenas uma nova tecnologia, mas o futuro da indústria”, sublinha. Relativamente aos destinatários destes modelos, diz que a experiência acumulada pela marca na criação deste tipo de equipamentos se traduz numa maior confiança na acrescida funcionalidade e usabilidade dos mesmos. Tal facto reflete-se no interesse de um público mais alargado que procura com um Flip um nível de portabilidade extremo sem prescindir de um desempenho ou de um ecrã de grandes dimensões aliado a uma experiência de fotografia revolucionária, apenas possível graças ao modo Flex. Já o Fold visa assegurar uma forma ainda mais confortável de abraçar um estilo de vida digital verdadeiramente móvel para aqueles consumidores mais exigentes e para quem a produtividade on the go é algo fundamental. “Por isso temos tido uma grande aceitação dos nossos produtos dobráveis, que já representam em Portugal 15% do total de unidades vendidas no segmento premium, traduzindo-se em 20% do volume de faturação. Os portugueses adquiriram já entre 30 a 40 mil foldables, e isso leva-nos a crer que esta tecnologia conquistou claramente os portugueses, que entendem o valor acrescentado e potencial que estes telemóveis aportam”, destaca.

Quanto ao que distingue a Samsung das congéneres em termos de inovação, o porta-voz declara: “Desde 2010, quando lançámos o primeiro Galaxy S, que a Samsung se orgulha de ter trazido para o mercado, ano após ano, algumas das inovações mais significativas e que ainda hoje definem a história da indústria”. Cita, nomeadamente, a introdução, em 2010, dos ecrãs Amoled, que permitiram a massificação dos ecrãs de grande formato que hoje dominam o mercado, enquanto em 2011 foi lançado um dos elementos mais icónicos, a S-Pen, adicionando um toque analógico ao digital. Entretanto, num mundo onde a cibersegurança ocupa cada vez mais um lugar central nas preocupações de quem utiliza e gere meios de comunicação digitais, o lançamento, em 2013, da plataforma de segurança Knox “revelou-se um marco que ainda hoje deixa uma marca indelével na estratégia da Samsung”.

Os últimos anos, prossegue, têm sido também marcados por “inovações revolucionárias” na experiência de fotografia, e o lançamento, em 2016, do primeiro sensor dual pixel, é disso mesmo exemplo. Nota, ainda, para o foco, desde 2019, no desenvolvimento do formato dobrável, que exige ao mesmo tempo uma revolução no interface de utilização para que a experiência de utilização seja fluída e acompanhe facilmente a inovação do hardware. “Mas, aquilo que verdadeiramente nos deixa orgulhosos é sermos, sem margem de dúvida, a empresa que permitiu a massificação dos smartphones em todo o mundo, o que ao longo dos últimos 12 anos permitiu aproximar e facilitar a vida de milhões de pessoas que depositaram na Samsung a missão de ser um agente ativo e de mudança nas suas vidas”, frisa. Relativamente aos principais desafios que a inovação coloca, José Correia refere a resposta às necessidades dos consumidores com a qualidade que caracteriza a marca. “A Samsung tem pautado o mercado com inovações que visam proporcionar novas formas de viver, mais móveis, simples, eficientes e funcionais. Em resultado das mudanças no comportamento do consumidor, o nosso desafio é entregar tecnologia facilitadora capaz de trazer valor acrescentado à vida quotidiana”, garante. Através do conceito abrangente de “Connected Living” e do ecossistema da marca, é possível dotar uma casa de inteligência e assim obter ajuda em tarefas como tratamento da roupa ou preparação de um plano de refeições semanal.

Quanto à digitalização, José Correia reconhece tratar-se de uma ferramenta indispensável para as marcas e empresas, mas também para o desenvolvimento do país. “Queremos ser um catalisador na evolução, maturação e inovação tecnológica e digital no país e estamos a trabalhar nesse sentido. Exemplo disso são as soluções que temos vindo a desenvolver para o setor da Educação, que têm transformado os modelos de aprendizagem em Portugal, e que já provaram contribuir para o sucesso escolar dos alunos, tornando o sistema de ensino mais atrativo e moderno para todos na comunidade escolar”. Neste âmbito, destaca o projeto Manuais Digitais, desenvolvido na Região Autónoma Madeira: “Graças aos excelentes resultados, já não é um projeto, mas uma realidade que se está a implementar em vários ciclos de escolaridade e que também já arrancou no sistema educativo dos Açores.”

No setor Público e das Finanças, prossegue, a marca tem tido, igualmente, um papel essencial no processo de digitalização, garantindo maior flexibilidade, produtividade e segurança a várias instituições públicas e empresas, através da plataforma Samsung Knox e de dispositivos certificados. Recorda, a propósito, que a Samsung Portugal é a única fabricante de dispositivos móveis certificada pelo Gabinete Nacional de Segurança. E adianta que a Samsung Portugal está, entretanto, a dar, igualmente, os primeiros passos na área da Saúde, o próximo dos quais visa a implementação de soluções de monitorização de doentes e de apoio à realização de exames médicos, através de dispositivos móveis seguros e criados especialmente para estes propósitos.

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Segunda-feira, 07 Novembro 2022 11:45


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