A SHOW OFF | MOLA subiu “A Torre”. O Alexandre mostra

Deixou os “Films” e encaixou a MOLA no nome. Subiu “A Torre”, que, astrologicamente falando, significa ter feito uma renovação com um final feliz. Ganhou quatro realizadores e um diretor de Produção. Assumiu um novo modo de comunicação interna. Assim foi o 2021 da SHOW OFF | MOLA: “Uma odisseia no espaço”. Para este ano do tigre, o produtor executivo, Alexandre Montenegro, espera que haja oportunidades de contactos com todos os players.

Muito mais que (só) Films

Resiliência é a palavra que define 2021 na SHOW OFF | MOLA. Para quem acha piada ou presta atenção ao que dizem as cartas do tarô, foi o ano d’ A Torre porque levou a uma “reconstrução com sucesso garantido no final”. A metáfora é do próprio produtor executivo, Alexandre Montenegro, que a justifica com a ampliação da oferta ao mercado publicitário: o portefólio ganhou quatro realizadores, cada um com a sua linguagem e as suas experiências distintas; e assumiram aptidão para os conteúdos de forma generalizada, tanto para televisão como para digital.

Um “excelente ano”, em que reforçaram ainda a equipa com um novo diretor de Produção, Alexander Papin, que veio sobretudo da área do service. “Trouxe- -nos novos ares e refrescou a equipa. A sua experiência com grandes produções estrangeiras adicionou ainda mais qualidade aos nossos filmes”, afirma.

Foi “uma odisseia no espaço”, que os levou a assumir na insígnia a produtora especializada em animação MOLA – “o que já não era sem tempo” – e a retirar a palavra “Films”, pois sentem-se hoje “muito mais completos e abrangentes do que apenas uma produtora publicitária”. São a SHOW OFF | MOLA.

Boa adaptação ao mercado

Reinventaram-se e, “sem falsa humildade”, podem afirmar que responderam ao “desafiante ano de 2021 de forma muito positiva, adicionando ainda mais valor à relação custo-benefício” dos projetos para os seus clientes. “Nos adaptámos à realidade dos orçamentos cada vez mais enxutos, dos prazos cada vez mais apertados e do surgimento – mais uma vez – de novos concorrentes no nosso mercado”, conta Montenegro.

Inovar a comunicação

Como consequência da pandemia, criaram um novo método de comunicação interna: o OCC – Orçamento, Criatividade e Cronograma. Este consiste na partilha de cada projeto com grande parte da equipa da casa – no mínimo a um representante de cada departamento –, para se debaterem as abordagens possíveis de criatividade, produção, orçamento expectável e pós-produção. Depois, existe um contacto direto prévio com a agência, de forma a que, quando apresentam a proposta final, estejam em sintonia com o OCC. “Desta forma – e por muitas vezes ao longo deste ano – acabámos por viabilizar ideias que ficariam na gaveta”, diz.

Qualidade como um todo

Não diz de todas as produtoras, mas da maioria o que diferencia a SHOW OFF | MOLA é a sua “qualidade no processo como um todo”. Esta é fruto de um “excelente trabalho”, que vai desde a “robusta e séria” área administrativa até à “entrega total” da equipa de produtores, realizadores e pós-produtores.

“Um cliente, seja de que dimensão for, que se dirija a que canal de comunicação for, ao entregar sua produção à SHOW OFF | MOLA, sabe que terá uma resposta profissional e uma entrega total, desde a área criativa até à burocrática”, defende Alexandre Montenegro. “Parecendo que não, já nos diferencia de 90% do mercado”, assevera.

Espécies bem-vindas

A ambição da produtora é ter oportunidade de contactar com todos os players, agências e clientes do mercado nacional, e, ao mesmo tempo, alargar a sua influência ao internacional. Cada projeto será, seguramente, diz o realizador e produtor executivo, um caminho para uma fidelização futura, uma vez que têm “muita confiança” no trabalho que estão a realizar e a certeza de terem uma equipa que apresenta “soluções viáveis perante todos os desafios”.

“Queremos muito que seja a continuação desta renovação de ciclo. Uma produtora sólida, mas com juventude. Familiar, mas com uma grande equipa fixa. Próxima dos clientes nacionais, mas com trabalho produzido para todo o mundo”, deseja.

Alexandre Montenegro termina a dizer que, apesar de o novo ano chinês ser o do tigre e de também não ser um amante da caça, se a SHOW OFF | MOLA puder trazer um Leão (de Cannes) ou mesmo outras espécies para Portugal, será sempre o reconhecimento de que está a fazer bem o seu trabalho.

Filme com sangue novo

“Dedos”, com criatividade da BAR Ogilvy para o Placard, é um “excelente exemplo” do que os novos realizadores com sangue novo – neste caso, a Angie Silva – trouxeram à produtora.

Filme com mais destaque

“É difícil escolher entre muitos, pois todos os nossos projetos são tratados de forma única dentro da produtora, o que torna todos especiais, mas, sem dúvida, que o filme ‘Caixão’”, diz Alexandre Montenegro, justificando a escolha com o ter ganhado diversos prémios, entre os quais – “o mais interessante de todos” – o El Ojo Emoción. O júri da nova categoria do El Ojo de Iberoamérica selecionou o filme do Queer Lisboa, com criatividade da Coming Soon, através das suas emoções por inteligência artificial – que, acredita o realizador, tem “impressionantes critérios” e pode vir a ser o futuro dos festivais publicitários no mundo.

Filmes com bom feedback

“O Regresso do Gervásio”, da Sociedade Ponto Verde, com criatividade da Winicio, e “Origens”, da Água de Luso, desenvolvido pela Leo Burnett, trouxeram um feedback “muito positivo” à SHOW OFF | MOLA. “Além da responsabilidade social, já colocou a produtora em diversas revistas internacionais da área da animação”, conta Montenegro.

Filmes com muito humor

A produtora destaca alguns filmes para o Sport Lisboa e Benfica, como o “Incha” e o “Prenda de Natal 2021”, assinados pel’O Escritório. “Filmes sempre com muito humor, em que tentámos através de processos simples, como o elenco ou as localizações, valorizar a ideia e o produto final. Ficámos muito contentes com o resultado final”, afirma.

Filme internacional

Para o mercado internacional, o projeto documental “Soul Hunger Porsche”, assinado pela Coldhouse Collective, foi “extremamente interessante”. “Cada vez mais, as marcas produzem conteúdos de alta qualidade e foi uma estreia simpática do nosso departamento de service, para uma das marcas mais desejadas de automóveis”, diz o produtor executivo da SHOW OFF | MOLA.

briefing@briefing.pt 

Terça-feira, 01 Março 2022 11:41


PUB