Briefing | A Recicla assinala dois anos com um rebranding. O que o motivou?
Teresa Cortes | Sabemos que o mundo digital está em constante evolução e é importante conseguirmos acompanhá-la e, até mesmo, antecipá-la. Quisemos tornar a Recicla numa revista mais apelativa e dinâmica para os diferentes públicos que a visitam, com uma nova apresentação, para que desperte um interesse mais abrangente sobre os conteúdos disponíveis. O nosso objetivo é mostrar que existe uma economia circular mais simples para todos. Que a sustentabilidade está em pequenas mudanças e que na Recicla encontram inspiração para que, ao ritmo de cada um, tragam às suas rotinas a proteção do ambiente.
Como se posiciona a plataforma?
A Recicla quer estar mais próxima dos temas e formatos que interessam aos seus leitores, numa abordagem focada num estilo de vida sustentável. Esta revista traz a sustentabilidade a várias áreas do dia a dia, desde a casa, a moda, a cultura, as viagens, a gastronomia.
Apresenta-se como um mundo de conteúdos, visões, temas e sugestões que interessam a quem gosta de sentir o pulsar da atualidade e da sustentabilidade. É exatamente esta a mensagem da nossa apresentação no site e o que queremos continuar a fazer no futuro. Com esta reinvenção do site queremos reforçar esse propósito.
E é por isso que vamos apresentar pessoas que inspiram, com ideias e projetos no domínio da sustentabilidade, através de entrevistas e artigos. E vamos dar palco às marcas que cada vez mais estão a assumir um compromisso com o mundo, dando a conhecer novos projetos na área da sustentabilidade: uma nova marca ou um novo produto de uma marca já existente no mercado. E, como não podia deixar de ser, vamos continuar a divulgar ideias para se ser sustentável em casa, no trabalho, nas férias… Tudo isto num espaço onde queremos reforçar mensagens sobre reciclagem e ambiente, esclarecer dúvidas, desfazer ideias erradas e dar dicas concretas sobre a correta separação das embalagens.
Em que medida se inscreve na estratégia da SPV?
Em 2021, a SPV assinala os seus 25 anos de atividade. E este será um ano em que os nossos olhos estão postos no futuro e em liderar a inovação deste setor. Esta reformulação da Recicla pretende acompanhar todo este reposicionamento da SPV e colocar a inovação no centro da sua atuação.
No processo de reciclagem, a participação dos cidadãos é preponderante. É necessário que cada um coloque todas as suas embalagens nos ecopontos. É um processo que deve ser fiável, transparente e credível. O nosso objetivo passa por termos consumidores esclarecidos e confiantes nos gestos que adotam pelo ambiente. A Recicla traz estes conteúdos, para ajudar, esclarecer, informar e desmistificar. Queremos que os próximos 25 anos sejam de participação total na reciclagem de uma forma consistente e mobilizadora.
Os portugueses estão suficientemente sensibilizados para o tema da reciclagem?
De um modo geral, ao longos dos últimos anos os resultados têm mostrado sempre uma tendência de crescimento. Os dados mais recentes mostram que a recolha seletiva de embalagens em 2020, em Portugal, aumentou 13%, face a 2019. Isto mostra-nos que os comportamentos de reciclagem continuam a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses, mesmo num ano em que os seus estilos de vida foram inevitavelmente alterados em resultado da pandemia.
Um estudo que desenvolvemos no final de 2020 também nos permitiu perceber os problemas ambientais que mais preocupam os portugueses, os comportamentos que adotam em busca para um ambiente melhor e a sua posição face à reciclagem. E, neste caso, os resultados mostram que 9 em cada 10 portugueses afirmam que reciclam embalagens, sendo a forte consciência ambiental, o civismo e o reaproveitamento dos resíduos em novos produtos, os três principais drivers que justificam esta prática. Aliás, a reciclagem de resíduos é considerada por 2/3 dos portugueses como o maior contributo para um ambiente melhor.
O que se propõe a SPV fazer no sentido de os convocar para a ação?
A SPV considera essencial que também neste período de pandemia, como no pós-COVID, se mantenha a aposta em iniciativas e ações que permitam que Portugal continue no bom caminho na área da recolha seletiva e reciclagem. E é neste sentido que acaba de lançar uma nova campanha digital, sob o mote #reciclarfazpartedasolução, que pretende acima de tudo agradecer o empenho e a dedicação dos portugueses em reciclar mais e melhor, procurando promover uma atitude positiva e de esperança, assente na resiliência e na capacidade de nos superarmos. E, por isso, agradecemos que continuem, sempre, a reciclar, ressalvando o papel que cada um desempenha enquanto solução para um ambiente mais sustentável.