Para chamar a atenção que a moda é uma das três indústrias que mais consome água, e pôr as pessoas a pensar sobre as suas escolhas, a criatividade da NOSSA chama a atenção das pessoas para a água que custa cada peça, disponibilizando uma coleção de seis t-shirts numa experiência virtual de realidade aumentada.
O partner da NOSSA Nuno Presa explica que “Embrace Slow Fashion” é a forma que têm de “alertar para o consumo desenfreado de moda, e para inspirar uma nova geração a fazer diferente e a consumir moda de forma mais responsável. É esse o papel da NOSSA: pôr as pessoas a pensar para alterarem comportamentos”.
“É essencial que as pessoas sejam mais responsáveis quando consomem qualquer bem, e o mesmo aplica-se ao seu consumo de moda. Um novo estilo de estar e vestir mais amigo do planeta passa por escolher peças feitas com materiais duráveis e intemporais, cuidar das nossas roupas, reciclar o que já não se usa e reaproveitar peças antigas, transformando-as. Ao fazê-lo, estão a garantir que não faltará água potável no futuro, pois a água é um recurso de luxo que não podemos desperdiçar”, afirma a diretora executiva da ANP|WWF, Ângela Morgado.
A ANP|WWF lembra que são precisos 2700 litros de água, para produzir uma t-shirt de algodão – o suficiente para uma pessoa beber durante dois anos e meio.