Aos 30, o Rúben está lançado no digital

No WhatsApp, diz que encerra à terça-feira, mas a nossa conversa foi precisamente nesse dia da semana. Rúben Pardal esteve aberto a contar-nos como é que se lançou, para, aos 30 anos, estar já onde está ao nível profissional. É head of Digital Brand Strategy & Content Activation do Lidl Portugal, onde gere e lidera uma equipa de nove pessoas.

Rúben Pardal, licenciado em Marketing & Publicidade pela Escola Superior de Comunicação Social e com um pós-gradução em Marketing Digital & Estratégia, tem traçado um caminho profissional pelo conteúdo e branding digital. Já teve cerca de 10 experiências profissionais e uma mão já não chega para contar os prémios e reconhecimentos, entre os quais destacamos os dois ouros, nos Young Lions 2019 e 2022.

Com apenas trinta anos, já gere uma equipa de nove pessoas e a si próprio, “um grande desafio neste contexto em que o retalho alimentar é uma corrida”, mas “bastante gratificante” quando lhe dizem que inspirou ou solucionou alguma coisa. “É muito bom e os problemas passam para outro nível”, diz.

Gosta muito muito de storytelling.

O que não pode faltar num storytelling?

Um bom gancho para agarrar a história, algo que te consiga conduzir e focar na história, porque se passarmos por ela de modo muito leve, acho que perdemos o utilizador no meio do caminho. O gancho pode ser um objeto ou uma aprendizagem, como acontece, por exemplo, nos filmes.

Qual é a melhor coisa para quem trabalha no digital?

A facilidade que temos de nos reinventar e de conseguir a informação em real time. Acho que estarmos a par de tudo o que se está a passar é muito vantajoso, contudo existe excesso de informação que também te pode levar para outro lado. Este overwhelming de informação pode ser um bocadinho prejudicial para o teu dia a dia, a tua cabeça e o teu descanso.

Qual é a plataforma de social media que mais usas?

O Instagram – a plataforma da minha geração –, onde sigo designers, artistas e meios de comunicação social. Também utilizo o Twitter e muito o Reddit – acabo por pertencer a este nicho que quer saber quase em primeira mão o que se está a passar.

O que te vês a fazer daqui a dez anos?

Não penso muito no futuro, gosto de ir aproveitando e me dedicando àqueles projetos que tenho em cima da mesa. Quero continuar na área da Comunicação, mas não sei o que isto vai ser, com a inteligência artificial, tudo o que aí vem… Acredito que ainda vou ser útil daqui a dez anos, porque acho que as máquinas nunca vão substituir as pessoas, vão apenas dar-lhe outro lugar. Por isso, gostava de continuar por aqui e perceber como é que isto tudo vai evoluir.

carolinaneves@newsengage.pt

Quarta-feira, 09 Novembro 2022 10:37


PUB