Apostar no crescimento partilhado faz parte do compromisso da Mercadona. Conta André Silva

Um projeto empresarial solidário. É assim que a Mercadona se assume, sintetizando um compromisso de envolvimento com a Sociedade e de crescimento partilhado, como dá conta o diretor de Comunicação em Portugal, André Silva.

“A Mercadona é um projeto empresarial solidário, que cresce com a ajuda da Sociedade e que, por sua vez, também se implica no seu desenvolvimento, impulsionando, através de um Plano de Ação Social próprio, iniciativas que procuram melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados, que fomentam a coesão social e que promovem a formação, a inovação e o empreendedorismo como motores de crescimento.” É com estas palavras que o diretor de Comunicação, André Silva, enquadra a política de responsabilidade social do retalhista.

Assim, “dentro do seu compromisso de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, a Mercadona integra o seu Plano de Responsabilidade Social no dia a dia da sua atividade, atendendo à componente social e ética através de diferentes linhas de ação sustentáveis que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado.

Uma das linhas estratégicas desse plano é a sustentabilidade. Para isso, possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e focado na otimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e redução do plástico. Nesse sentido, junto dos seus fornecedores Totaler, está a desenvolver a Estratégia 6.25: seis ações para atingir, até 2025, o triplo objetivo de reduzir o plástico em 25%, que todas as embalagens sejam recicláveis, e reciclar todos os seus resíduos de plástico.

A par disso, a empresa integra, desde 2011, o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.

Uma outra faceta da responsabilidade corporativa envolve a doação de alimentos. No primeiro semestre deste ano, e só em Portugal, a Mercadona doou 670 toneladas de produtos de primeira necessidade. Equivalendo a mais de 11 mil carrinhos de compras, estas doações beneficiaram mais de 30 cantinas sociais, cinco bancos alimentares e outras instituições sociais com as quais a empresa colabora. Aliás, todas as lojas do retalhista colaboram diretamente com uma instituição de solidariedade social à qual doam diariamente bens de primeira necessidade. Atualmente, são mais de 30 as instituições abrangidas.

Ainda neste domínio, a Mercadona participa, com os seus recursos humanos e logísticos, em iniciativas de âmbito nacional que se realizam ao longo do ano. É o caso da campanha de recolha organizada pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da campanha “Shop for Goodness” promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa, em que o montante angariado é convertido em cartões de compras (cartões Sociedade), que promovem a autonomização de famílias carenciadas.

No Natal, a Mercadona tem vindo a fazer uma doação especial, diretamente do seu bloco logístico da Póvoa de Varzim a delegações do Banco Alimentar Contra a Fome onde tem lojas em funcionamento.

E, este ano, participou, pela primeira vez, na campanha de recolha de alimentos do Banco Solidário Animal (BSA), organizada pela Animalife, disponibilizando todos os seus pontos de venda nos distritos onde está presente: Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal e Santarém. O valor doado foi entregue na integra à associação em forma de cartões, que, posteriormente, serão distribuídos por instituições locais. O objetivo é, assim, contribuir para melhorar as condições de vida dos animais que se encontrem em risco.

A par da doação de alimentos, a empresa colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

O plano de ação social estende-se ao domínio da saúde: “Doámos 300 mil unidades de testes rápidos antigénio ao Hospital de São João, no Porto, com vista a continuar a lutar contra a propagação do coronavírus e ajudar os profissionais de saúde a dar uma rápida resposta na sua deteção, tendo em conta o momento difícil que já vivemos e que todos zelamos para que, neste inverno, a situação epidemiológica relativa ao coronavírus se mantenha controlada”, enquadra o porta-voz.

“A empresa realiza esta doação importante não só para continuar a dar o seu contributo como também para aliviar a pressão do hospital neste sentido”, acrescenta André Silva.

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Quarta-feira, 21 Dezembro 2022 12:36


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