Beiersdorf faz o Triplo A na sustentabilidade

A Beiersdorf anuncia a integração na “Lista Triplo A” do CDP, a qual  destaca empresas que demonstram as melhores práticas na abordagem dos impactos ambientais ao longo das suas cadeias de valor.

Beiersdorf faz o Triplo A na sustentabilidade

De entre mais de 21.000 empresas de todo o mundo que apresentaram os seus dados, a empresa cotada no DAX é uma das únicas 10 a receber esta classificação máxima para 2023.

“Na Beiersdorf reconhecemos a nossa responsabilidade em promover mudanças positivas e estamos totalmente empenhados para tornar as nossas ambições de sustentabilidade uma realidade, todos os dias”, afirma  o Country Commercial Manager da Beiersdorf Portugal, Gonçalo Tavares. “Sabemos que é difícil manter este prémio e, receber a classificação máxima do CDP, pelo segundo ano consecutivo, deixa-nos muito orgulhosos”.

“Esta distinção confirma os nossos fortes esforços para melhorar o desempenho ambiental do nosso portefólio de produtos e descarbonizar o nosso negócio como um todo. E é um testemunho da nossa convicção em impulsionar a transformação da sustentabilidade da nossa indústria – ao mesmo tempo que entusiasmamos os nossos consumidores e apresentamos resultados excecionais”, nota, por sua vez, o CEO da Beiersdorf AG, Vincent Warnery.

Todos os anos, a organização sem fins lucrativos CDP (anteriormente designada “Carbon Disclosure Project”) avalia as divulgações ambientais das empresas de acordo com critérios rigorosos, como a gestão dos riscos ambientais, o carácter exaustivo dos dados apresentados ou o compromisso com objetivos sólidos e ambiciosos. “A Beiersdorf continua a desenvolver esforços consideráveis para atingir os seus objetivos no âmbito da Agenda de Sustentabilidade CARE BEYOND SKIN, com base na ciência”, avança a empresa. Por exemplo, o objetivo climático é validado pela iniciativa “Science Based Targets” e visa reduzir as emissões absolutas de CO2e em 30% em todos os âmbitos 1-3 até 2025 – “um compromisso líder” sector.

Este compromisso reflete-se, também, nos produtos e nas embalagens, até nos produtos de cuidados da pele, a uma escala global, com ingredientes e embalagens mais sustentáveis, o que permite “reduzir significativamente” a pegada de carbono. Um desses produtos, que foi recentemente reformulado de forma abrangente, é o NIVEA Creme. A icónica lata azul de NIVEA Creme é agora composta por 80% de alumínio reciclado. A transição para esta alternativa mais amiga do ambiente visa reduzir as emissões de CO2e das embalagens em 8.000 toneladas até 2025.

Em 2023, a Beiersdorf alcançou outro marco importante na sua jornada de cuidado com o clima com a abertura do seu novo centro de produção em Leipzig, na Alemanha. A fábrica, garante a empresa, cumpre os mais elevados padrões ambientais e de sustentabilidade e funciona de forma neutra em termos de CO2e, utilizando eletricidade renovável e biogás para a produção de calor. No futuro, a Beiersdorf planeia transformar esta fábrica num local “Energy+” que gera mais energia sustentável do que a que consome.

Para preservar as florestas enquanto mitigação natural das alterações climáticas e fonte de biodiversidade, a Beiersdorf também reforçou o seu compromisso de apoiar os pequenos agricultores a cultivar óleo de palma de forma mais sustentável. Juntamente com a WWF Alemanha, a Beiersdorf alargou o seu projeto na província de Kalimantan Ocidental, na Indonésia, com o objetivo de certificar um grupo de agricultores com 200 membros de acordo com a norma internacional da Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) até 2026.

A empresa está também a agir em relação à água. “A água é um componente fundamental de muitas das fórmulas dos produtos, por isso, desempenha um papel crucial nos processos de produção e durante a utilização dos produtos”, assegura. Juntamente com a WWF Alemanha, a Beiersdorf está a trabalhar na Gestão da Água. Isto inclui o planeamento e a gestão responsáveis dos recursos hídricos através de um processo que inclui as partes interessadas e que envolve ações baseadas no local e na captação. Como parte da sua parceria estratégica com a WWF Alemanha, a Beiersdorf conduziu uma análise abrangente do risco da água e colocará em ação, em breve, objetivos a longo prazo ao longo de toda a cadeia de fornecimento.

Quinta-feira, 08 Fevereiro 2024 16:57


PUB