O projeto trata-se de uma experiência social a pensar em pessoas ativas – com possibilidade de desenvolver a atividade profissional de forma remota – e com vontade de explorar diferentes ambientes de trabalho. Assume-se como uma nova abordagem de promoção de Bragança e da economia local, divulgando “o destino como o ideal para trabalhar remotamente, fora de casa, com flexibilidade e liberdade”.
“Através deste projeto, pretende-se divulgar a qualidade de vida que Bragança tem para oferecer a quem optar por viver e trabalhar a partir daqui, sublinhar que é possível estar ligado com o mundo laboral e, ao mesmo tempo, usufruir de um território convidativo para fazer uma pausa e/ou desligar do ritmo frenético do dia-a-dia. A iniciativa pretende dar a conhecer todo o potencial deste território e, através da partilha da experiência, que se espera positiva, inspirar quem tiver possibilidade de manter o trabalho remoto mesmo depois da pandemia, a viver em Bragança”, explica o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.
Os participantes serão desafiados a viver de forma autónoma no concelho e a partilhar a sua experiência através das redes sociais. No final, será partilhado um documentário com o intuito de transmitir o dia-a-dia dos “novos brigantinos”, de partilhar aprendizagens e de aferir a eficácia da ação piloto.
A iniciativa é inserida no programa de cooperação URBACT – Find Your Greatness, financiado pela União Europeia, que promove a implementação de ações piloto, como forma de aprendizagem e de troca de experiências para a promoção do desenvolvimento sustentável em cidades da Europa.