De forma a facilitar a implementação destas soluções, o município de Cascais será transformado numa cidade experimental para startups. Numa primeira fase apenas os vencedores do BIG Smart Cities terão acesso a essa vantagem, facultando-se depois a adesão a outros projetos cuja tecnologia desenvolvida contribua para dar resposta aos desafios que as cidades modernas hoje mais enfrentam, segundo comunicado.
Este movimento pretende, assim, simplificar o acesso das startups a ambientes reais, onde as mesmas possam testar as suas tecnologias de forma mais ágil.
Há cinco áreas de oportunidade (Mobilidade, Participação e Inclusão, Turismo, Living e Ambiente) e as candidaturas decorrem até dia 23 de maio. As startups habilitam-se, assim, a prémios monetários no valor de 20 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.
A parceria entre a Vodafone, a Ericsson e a Câmara Municipal de Cascais visa marcar o início da construção de uma Rede Nacional de Cidades Experimentais, dinamizada pelo BIG Smart Cities.
Depois de Cascais, durante o período de candidaturas a iniciativa vai passar por Braga, Porto, Coimbra, Évora e Lisboa, onde haverão eventos locais intitulados de BIG city challenges.
A final do BIG Smart Cities acontece no dia 11 de julho, onde vão ser apresentados publicamente os pitches dos projetos finalistas.