“A tecnologia é fundamental para a Cofidis, porque permite-nos proporcionar uma experiência mais fluida e intuitiva aos nossos clientes, assim como desenvolver soluções que potenciam o negócio dos nossos parceiros”, começa por afirmar a diretora de Inovação e Criação de Valor da Cofidis, Martta Oliveira. É através de soluções tecnológicas “avançadas” que a marca consegue simplificar os processos financeiros, “tornando-os mais acessíveis, rápidos e seguros, o que é crucial num mundo cada vez mais digital”. “Na Cofidis, vemos um futuro onde a tecnologia e a humanidade caminham juntas, criando um mundo financeiro mais acessível, compreensível e justo”, diz.
A tecnologia permite à Cofidis oferecer serviços “mais personalizados e eficientes”, que impactam positivamente a experiência com a marca. Por exemplo, com a digitalização dos serviços, a empresa consegue responder mais rapidamente às necessidades dos clientes, “aumentando a sua satisfação e lealdade”.
“Além disso, a tecnologia permite-nos inovar continuamente, mantendo-nos na vanguarda do setor financeiro. Usamos a tecnologia a favor das pessoas, descomplicamos a gestão do dinheiro, oferecemos soluções, simplificamos a vida”, sustenta a porta-voz.
Têm sido muitos os ganhos que a marca tem conseguido em termos de eficiência e eficácia nos processos e métodos. Graças à tecnologia, reduziu para metade o tempo médio de financiamento dos pedidos, no último ano, aumentando simultaneamente a satisfação dos clientes: “O nosso NPS (Net Promoter Score) aumentou 10pp no mesmo período”. Automatizou também vários processos internos, o que diminuiu os erros e melhorou a eficiência operacional, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor acrescentado.
“Somos uma marca que nasceu com um conceito inovador de crédito à distância (apesar de hoje estarmos presentes com 12 lojas físicas em todo o país). Por isso, o uso da tecnologia tem sido fundamental para criar proximidade à distância, somos de pessoas para pessoas”, assegura.
No último ano, graças à tecnologia, a empresa conseguiu formar cerca de 17 mil alunos universitários em literacia financeira, em sessões online que chegaram a ter, em simultâneo, cerca de 1.200 alunos, numa única sessão.
Quanto à sustentabilidade, a visão da marca consiste em integrar práticas sustentáveis em todas as áreas do negócio, de forma estrutural e como um pilar orientador à estratégia da empresa. “Acreditamos que a sustentabilidade é uma obrigação e não apenas uma oportunidade”, adianta.
A Cofidis encara, pois, este tema dentro de cinco dimensões essenciais: acolher e acompanhar os colaboradores, respeitando a diversidade de todos e melhorando continuamente a sua experiência; exercer a atividade de forma responsável e com o foco em melhorar continuamente a experiência proporcionada a clientes e parceiros; usar a tecnologia a favor dos clientes, parceiros e colaboradores, para simplificar e melhorar as suas vidas; contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida; e contribuir ativamente para a transição ecológica.
“Estamos genuinamente comprometidos com um desenvolvimento sustentável, queremos ser uma marca com impacto, que vai além das soluções financeiras. Uma marca que tem as pessoas no centro da sua atenção”, comenta, explicando como está a reduzir a pegada carbónica. Entre as iniciativas implementadas com esse objetivo em vista destacam-se a utilização de painéis solares nas instalações da sede, nas Natura Towers, onde tem também o “maior jardim vertical de Lisboa”, com cerca de 1.000 metros quadrados, fachadas duplas para climatização do edifício e um sistema que permite captar e armazenar águas pluviais, reutilizando-as na rega das plantas. Está também a substituir gradualmente a frota por veículos elétricos e incentiva ao uso de transportes públicos entre os colaboradores através da oferta de passes de transporte.
“A tecnologia é um excelente aliado na redução da pegada carbónica”, observa, elencando o exemplo da digitalização de processos, que reduz a necessidade de papel e outros recursos físicos, enquanto as ferramentas de gestão energética facilitam e permitem a monitorização e otimização do consumo de energia.
“As iniciativas de codificação verde, em que estamos já a trabalhar na Cofidis, também ajudam a tornar os processos tecnológicos mais eficientes e menos impactantes para o ambiente”, acrescenta.