“Quando surgiu, a Rota de Tapas era um conceito novo em Portugal e tinha de ser apresentada de forma diferenciadora”, contextualiza Ana Leitão, partner e diretora criativa da Addiction. Para isso, explica, a agência trabalhou uma abordagem criativa com base em ilustração, onde introduziu elementos chave que caracterizam a iniciativa – os bairros típicos, o convívio, a gastronomia e, a Estrella Damm no centro de tudo.
Este ano, e já na 5ª edição, a Rota de Topas apostou num rebranding na sequência de uma certa maturidade conquistada no mercado português. “A Rota de Tapas tem já uma grande notoriedade e tem trazido em cada edição uma componente de novidade, proporcionando novas experiências a quem a faz – os Tuk Tuk’s ou os temas gastronómicos são disso exemplo. Esta nova abordagem gráfica surge nesse contexto, com o objetivo de passar o espírito da Rota de Tapas de uma forma mais atual”, afirma Ana Leitão.
Uma mudança que, segundo a partner e diretora criativa da Addiction, foi desenvolvida localmente, em total consonância com a Sumol+Compal, que distribui a cerveja em Portugal, e a casa-mãe.
A Rota de Tapas também se realiza no Porto, onde a agência diz adotar o mesmo conceito que o desenvolvido em Lisboa. “Mudam os nomes dos bairros e dos estabelecimentos aderentes, mas a experiência gastronómica e de convívio é igual. Não faz sentido tornar a iniciativa regional e criar, eventualmente, falsos pretextos de proximidade na comunicação da marca com os seus consumidores”, concretiza Ana Leitão.
No que toca ao desempenho da agência, Lourenço Coelho, CEO e partner da Addiction, diz que 2014 foi um bom ano para a Addiction, que conseguiu acompanhar os índices de 2013 e manter os principais clientes. E, adianta, que para este ano o grupo The Shop, a que a Addiciton pertence, está a preparar alguns projetos que passam pela área de eventos e a internacionalização de uma das agências.
“Até ao final de 2015 temos como objetivo aumentar a faturação em cerca de 8 a 10%, e conquistar clientes em setores de atividade onde a nossa presença é pouco significativa. 2015 é um ano de internacionalização, a Addiction criou uma unidade no Brasil, em São Paulo, onde tem em curso dois projetos de rebranding & packaging de uma empresa multinacional do setor farmacêutico”, adianta Lourenço Coelho.