Carolina Afonso, CEO do Gato Preto:
Fruto da conjuntura económica que vivemos, a criatividade está de mãos dadas com a atividade promocional. Verificamos que muitos consumidores estão a planear as compras de Natal com maior antecedência para aproveitar campanhas, como é o caso da Black Friday. E, por seu turno, as marcas estão a inovar oferecendo propostas de valor que vão desde preço, a variedade ou benefícios extra, numa lógica de “value for the money”.
No caso do Gato Preto, acreditamos que “Natal é no Gato Preto” e neste sentido estamos a inovar em dois sentidos: na variedade e nos diferentes estilos da oferta de produtos de Natal –decoração, mesa e cozinha e gifting –, mas também ao nível da experiência de compra, facilitada pelas sugestões que apresentamos na premissa de que no Gato Preto há soluções para “vários tipos de bolso”. Em paralelo, estamos a trabalhar com a Madalena Abecasis, que é a nossa embaixadora neste Natal, para aumentar o alcance da nossa comunicação.
Em suma, é fundamental repensar a proposta de valor e tê-la como base da inovação, e incorporar a comunicação no processo, de forma a alavancar a visibilidade das campanhas e aumentar o retorno do investimento.
António Fuzeta da Ponte, head of Brand & Communication da Worten Iberia:
Este Natal vai definitivamente ser marcado pelo regresso, sem limitações Covid, à rua e às lojas. Iremos seguramente assistir a campanhas que mostrem e promovam convívio e valores de família, esses são os códigos do Natal, especialmente das marcas de retalho e de alimentar. Depois temos sempre as operadoras de telecomunicações, que encaram este período como um reforço do seu posicionamento, muitas vezes despertando atenções para causas. E depois há a Worten, que vai continuar o caminho dos últimos Natais, com humor, e desta vez com estórias que são do imaginário de todos os portugueses, mas especialmente com humor, porque acreditamos que a vida é melhor quando encarada com um sorriso.
Filipa Bello, head of Brand & Creative da Zippy:
Foi para a comunicação da coleção de Natal, “Best Gift”, que trouxemos uma das novidades deste ano: um cake or fake. Seguindo uma das tendências do conteúdo digital, representámos, em forma de bolo e de pasta de açúcar, três das nossas peças da coleção e desafiámos os protagonistas da sessão fotográfica a descobrirem qual o bolo verdadeiro – ação que resultou num vídeo incrível que podem descobrir nas nossas redes sociais. Também nas nossas redes é possível ao consumidor acompanhar as sugestões de presentes, que desafiámos a nossa equipa Zippy a partilhar, bem como os perfis de influenciadores com quem trabalhamos e que, este ano, terão uma landing própria no site da Zippy com as suas escolhas e sugestões.
No entanto, estas não serão as únicas novidades: durante o mês de dezembro, como forma de reforçar a nossa missão de criar e dar mais significado aos momentos em família, teremos uma dinâmica que combina e flui entre o online e o físico: o nosso primeiro Calendário de Advento. Sabemos que várias marcas têm o seu, revelando os seus produtos diariamente, de forma dinâmica. No nosso caso, a proposta é diferente: sugestões de atividades para fazer em família, jogos, receitas, workshops natalícios e descontos. Assim, conseguimos desafiar os standards da comunicação para com o consumidor, acrescentando valor e reforçando a proximidade da Zippy com as famílias.