São 66% os profissionais de Marketing portugueses que esperam um crescimento das receitas da sua organização, nos próximos 12 a 18 meses. Os desafios estão a surgir, no entanto, 67% dos inquiridos concordam que as expectativas dos clientes são “mais difíceis” de responder do que há um ano.
Para se adaptarem, estão a inclinar-se para as transformações digitais que se iniciaram antes da pandemia – 49% afirmam que a pandemia mudou a sua estratégia de envolvimento digital e 43% dizem que alterou a sua conjugação de canais de marketing. O relatório revela um “investimento significativo” em ferramentas, tecnologia e canais que se tornaram “indispensáveis” na era do mercado a partir de qualquer lugar. Criar uma jornada do cliente “coesa”, entre canais e dispositivos, é a principal prioridade dos profissionais, com o envolvimento com os clientes em tempo real a revelar-se o principal desafio.
“Ao longo de pouco mais de um ano, os profissionais de Marketing em Portugal navegaram por mudanças no comportamento do cliente que normalmente acontecem em vários anos”, afirma o Country Leader da Salesforce Portugal, Fernando Braz. “Os insights da edição deste ano do ‘State of Marketing’ report facultam-nos uma boa referência para o que mudou, o que é consistente e para onde se dirige a arte e a ciência do Marketing a partir daqui”, acrescenta.
O inquérito contou com a participação de mais de 8.200 líderes de Marketing em 37 países e seis continentes, incluindo 91 de Portugal.