Diz a HISTÓRIA que Nuno Bergonse fez “A Última Ceia”

Este ano, a comemoração da Páscoa pode ser longe da família, mas a ementa e o entretenimento não lhe vão faltar. O canal HISTÓRIA lançou o desafio ao chef Nuno Bergonse, para elaborar a ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptada aos dias de hoje, sem perder as bases históricas. O programa “A Última Ceia” mostra o processo criativo e a reinterpretação, e será emitido durante a semana santa, entre 3 e 12 de abril.

Para a oitava edição, o HISTÓRIA convidou o chef Nuno Bergonse, que apresentou – revela o canal – uma ementa, tendo em conta o contexto social, de partilha e de conforto do restaurante solidário “É um Restaurante”. Este emprega pessoas que estiveram em situação de sem abrigo.

“Decidimos convidar este ano o chef Nuno Bergonse pela sua mestria e paixão pela gastronomia, mas também por reunir valores solidários, como a partilha e o ajudar o próximo, valores esses que nos remetem para esta época cristã. Esta colaboração em que a sofisticação e criatividade andam de mãos dadas com a simplicidade e tradição deixa-nos muito satisfeitos e permitiu-nos trazer a este projeto a simbiose apropriada a esta celebração”, afirma a diretora-geral do The History Channel Ibéria, Carolina Godayol.

O chef inspirou-se na origem dos produtos e confecionou três pratos – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa –, que garante serem confecionados com produtos da época, tais como: ovos, leguminosas, queijo – de cabra principalmente –, cordeiro, frutos secos e pão.

“A Última Ceia” foi gravada numa cozinha tradicional, em Mafra, com o jovem cozinheiro e toda a equipa do projeto “É um Restaurante”.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 03 Abril 2020 09:49


PUB