Para a oitava edição, o HISTÓRIA convidou o chef Nuno Bergonse, que apresentou – revela o canal – uma ementa, tendo em conta o contexto social, de partilha e de conforto do restaurante solidário “É um Restaurante”. Este emprega pessoas que estiveram em situação de sem abrigo.
“Decidimos convidar este ano o chef Nuno Bergonse pela sua mestria e paixão pela gastronomia, mas também por reunir valores solidários, como a partilha e o ajudar o próximo, valores esses que nos remetem para esta época cristã. Esta colaboração em que a sofisticação e criatividade andam de mãos dadas com a simplicidade e tradição deixa-nos muito satisfeitos e permitiu-nos trazer a este projeto a simbiose apropriada a esta celebração”, afirma a diretora-geral do The History Channel Ibéria, Carolina Godayol.
O chef inspirou-se na origem dos produtos e confecionou três pratos – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa –, que garante serem confecionados com produtos da época, tais como: ovos, leguminosas, queijo – de cabra principalmente –, cordeiro, frutos secos e pão.
“A Última Ceia” foi gravada numa cozinha tradicional, em Mafra, com o jovem cozinheiro e toda a equipa do projeto “É um Restaurante”.