É natural, é Marita… Moreno

São sapatos e bolsas, de design contemporâneo, edição limitada e feitos com materiais naturais, como cortiça, linho e fibra de casca de banana. Assim é a Marita Moreno, marca de acessórios de moda fundada por Marita Ferro, que conjuga o artesanal com o industrial e o tradicional com o tecnológico. E que procura criar e produzir objetos de design, em que a ética, a transparência na produção e a responsabilidade social sejam valores perspetíveis.

Portugal no coração

Formada em moda, escultura (e também em marketing), Marita Ferro utiliza têxteis tradicionais e artesanais nacionais nas suas peças. As bolsas e calçado usam elementos distintivos do património e da cultura portuguesa como inspiração, promovendo, assim, Portugal nos mercados nacional e internacional. O objetivo, diz, é que cada cliente receba também um pouco do património e da cultura do País.

De Ferro a Moreno

A marca vai buscar a designação à fundadora: Marita. Mas e de onde vem o Moreno? A criadora explica que sentiria uma enorme exposição pessoal se a marca tivesse o seu nome. Inspirou-se, então, no bisavô materno, Augusto Moreno, “estudioso e linguista brilhante da língua portuguesa”. E está satisfeita: “Marita Moreno funcionava muito bem quer a nível escrito, oral e gráfico”, assegura.

Sustentável e intemporal

As linhas upcycling e artesanal são limitadas e numeradas. Já as linhas bioleather e vegan são produzidas de acordo com as encomendas. “Temos sempre bastante atenção para não produzirmos demais”, conta. A sustentabilidade é igualmente visível no uso de matérias-primas nacionais, na produção em Portugal e na integração de têxteis artesanais tradicionais. Também o design “impactante e intemporal”, que evita tendências de moda, foge a produtos com ciclos de vida mais curtos. A ambição, essa, é ser uma marca de referência internacional na área da sustentabilidade, de forma a estar em mercados como os EUA e o Médio Oriente.

sd@briefing.pt

 

Sexta-feira, 28 Janeiro 2022 10:45


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