Distribuição/Retalho e Banca foram os setores que mais valorizaram. No que diz respeito à Energia e Mobilidade, destacam-se marcas como a EDP que, além de ser a marca mais valiosa do ano, assume-se também como líder do segmento de “Energy & Utilities”; a Galp Energia, líder do segmento de “Oil & Gas”; a TAP, que lidera a área de “Airlines & Aerospace”; a Brisa, na divisão de “Mobility”; e a CP, em “Transportation”.
Relativamente, os setores de Produção, Distribuição e Retalho Alimentar, as empresas líderes em 2024 foram o Pingo Doce no segmento de “Retail Food”, cuja proprietária, a Jerónimo Martins, se destacou também como a marca de Holdings mais valiosa; a Delta, no segmento de “Beverages Non Alcohol”; a Super Bock, em “Beverages Alcohol”; a Lactogal, na divisão de “Food”; e a Portugália, no “Retail Restaurants”.
Já a Caixa Geral de Depósitos assume-se como a marca de Banca mais valiosa, ocupando o sexto lugar no ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas.
A MEO também surge na lista, neste caso na categoria de “Media & Telecom”, com um valor de 767 milhões de euros e uma valorização de 9,9% face a 2023.
No domínio do Retalho, este é liderado pela Parfois, a mais valiosa de “Retail Specialist”; de seguida surge a Salsa, em “Retail Textile”; a Vista Alegre, na categoria de “Luxury”; e o Gato Preto, líder de “Retail Home”.
Entre as outras categorias em avaliação surge, no segmento “Professional Services”, os CTT, que se assumiram como a marca mais valiosa, com 227 milhões de euros.
Para o sócio responsável pelos estudos financeiros, João Baluarte, “este trabalho é o culminar de uma sequência de estudos de marca que a OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a reputação, força e energia de marca e agora a avaliação financeira”.