Estas são as tendências que vão marcar o marketing B2B em 2024

2024 já está a ser marcado pela forte presença da Inteligência Artificial (IA) nos diversos setores. Com o crescimento das tecnologias, a humanização das marcas vai ser cada vez mais essencial. Estas são duas das nove tendências que a Martech Digital revela que vão marcar o marketing no B2B.

Estas são as tendências que vão marcar o marketing B2B em 2024
  1. Inteligência artificial para ajudar a criar

Tal como no marketing B2C, também no B2B vai ser uma aliada do processo criativo e estratégico das marcas, sendo o uso que o Homem dá a estas tecnologias o fator diferenciador.

  1. Personalização avançada

A comunicação em massa tem cada vez menos valor para os clientes. Com o volume de informação que as marcas conseguem arrecadar sobre os seus clientes, é essencial que comecem a personalizar as mensagens e a criar ofertas “feitas à medida” das necessidades e das expectativas de cada cliente.

Além da comunicação, a experiência do cliente é outra área a melhorar, através do uso de ferramentas de automação que otimizem o processo de compra. Desta forma, a satisfação e fidelização dos clientes irão aumentar.

  1. Vídeos curtos

As plataformas que disponibilizam este tipo de conteúdos, tais como o TikTok, Reels e Shorts, do Instagram e YouTube respetivamente, são uma tendência crescente nas estratégias de marketing, segundo a Martech.

Com este tipo de conteúdos, as marcas ajustam-se aos perfis dos seus clientes, que consomem conteúdos cada vez mais rápidos. Para terem sucesso, estes vídeos têm de ser criativos e “comunicar de forma simples e direta”, garantindo que o objetivo é entreter e informar os clientes e abandonar a ideia de vender os produtos e/ou serviços. A qualidade é também apontada como uma característica essencial deste conteúdo, de maneira a garantir uma transmissão eficaz da mensagem.

  1. Humanizar a comunicação

Numa altura em que a tecnologia está a tomar de assalto todos os setores, mais do que nunca as empresas têm de diferenciar, através da comunicação do propósito, valores e cultura. Para este ano, a tendência será partilhar histórias que permitam estabelecer uma identificação e uma conexão com clientes e potenciais clientes.

  1. Dados, dados e mais dados

A análise de dados tem se revelado cada vez mais importante nas estratégias de marketing. Ainda mais nesta fase em que o uso de tecnologias de IA está a ganhar espaço, a gestão desses dados “será uma peça-chave no sucesso das estratégias das empresas em 2024”.

Além de otimizar processos, a análise e a gestão dos dados irão permitir tomadas de decisões mais informadas por parte dos gestores, personalizar a experiência dos clientes e melhorar a eficácia das campanhas.

  1. E-commerce B2B

A rapidez do processo de compra, a facilidade em alcançar novos clientes e os baixos custos operacionais são aspetos que caracterizam o e-commerce B2B, tornando-o uma tendência para os próximos anos.

  1. Vamos falar?

O marketing conversacional permite às empresas comunicarem com os clientes em tempo real. Para isso, os chatbots, os assistentes virtuais e o Whatsapp têm sido ferramentas úteis a prestar atendimento ao cliente durante o processo de compra. Além disso, uma vez que pode acelerar o processo de compra, pode ter impactos positivos sobre a conversão de clientes, bem como sobre o nível de satisfação e fidelização dos mesmos.

  1. Conte a sua história

Muito aliado à tendência da humanização, o storytelling vai ganhar o seu espaço no marketing B2B em 2024. As campanhas passam assim a contar uma história com as quais os clientes ou potenciais clientes se possam identificar, em vez de vender apenas um produto/serviço. O objetivo principal será o de criar e fortalecer a relação entre as empresas e os clientes.

  1. Seja Agile

Inicialmente proposta nas indústrias das IT, a metodologia Agile aplicou-se ao departamento de marketing, procurando promover a satisfação dos clientes e desenvolver de forma contínua produtos e serviços eficientes, sob a premissa de que equipas organizadas produzem melhores resultados.

Mariana Paulo

Quarta-feira, 31 Janeiro 2024 09:42


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