- Inteligência artificial para ajudar a criar
Tal como no marketing B2C, também no B2B vai ser uma aliada do processo criativo e estratégico das marcas, sendo o uso que o Homem dá a estas tecnologias o fator diferenciador.
- Personalização avançada
A comunicação em massa tem cada vez menos valor para os clientes. Com o volume de informação que as marcas conseguem arrecadar sobre os seus clientes, é essencial que comecem a personalizar as mensagens e a criar ofertas “feitas à medida” das necessidades e das expectativas de cada cliente.
Além da comunicação, a experiência do cliente é outra área a melhorar, através do uso de ferramentas de automação que otimizem o processo de compra. Desta forma, a satisfação e fidelização dos clientes irão aumentar.
- Vídeos curtos
As plataformas que disponibilizam este tipo de conteúdos, tais como o TikTok, Reels e Shorts, do Instagram e YouTube respetivamente, são uma tendência crescente nas estratégias de marketing, segundo a Martech.
Com este tipo de conteúdos, as marcas ajustam-se aos perfis dos seus clientes, que consomem conteúdos cada vez mais rápidos. Para terem sucesso, estes vídeos têm de ser criativos e “comunicar de forma simples e direta”, garantindo que o objetivo é entreter e informar os clientes e abandonar a ideia de vender os produtos e/ou serviços. A qualidade é também apontada como uma característica essencial deste conteúdo, de maneira a garantir uma transmissão eficaz da mensagem.
- Humanizar a comunicação
Numa altura em que a tecnologia está a tomar de assalto todos os setores, mais do que nunca as empresas têm de diferenciar, através da comunicação do propósito, valores e cultura. Para este ano, a tendência será partilhar histórias que permitam estabelecer uma identificação e uma conexão com clientes e potenciais clientes.
- Dados, dados e mais dados
A análise de dados tem se revelado cada vez mais importante nas estratégias de marketing. Ainda mais nesta fase em que o uso de tecnologias de IA está a ganhar espaço, a gestão desses dados “será uma peça-chave no sucesso das estratégias das empresas em 2024”.
Além de otimizar processos, a análise e a gestão dos dados irão permitir tomadas de decisões mais informadas por parte dos gestores, personalizar a experiência dos clientes e melhorar a eficácia das campanhas.
- E-commerce B2B
A rapidez do processo de compra, a facilidade em alcançar novos clientes e os baixos custos operacionais são aspetos que caracterizam o e-commerce B2B, tornando-o uma tendência para os próximos anos.
- Vamos falar?
O marketing conversacional permite às empresas comunicarem com os clientes em tempo real. Para isso, os chatbots, os assistentes virtuais e o Whatsapp têm sido ferramentas úteis a prestar atendimento ao cliente durante o processo de compra. Além disso, uma vez que pode acelerar o processo de compra, pode ter impactos positivos sobre a conversão de clientes, bem como sobre o nível de satisfação e fidelização dos mesmos.
- Conte a sua história
Muito aliado à tendência da humanização, o storytelling vai ganhar o seu espaço no marketing B2B em 2024. As campanhas passam assim a contar uma história com as quais os clientes ou potenciais clientes se possam identificar, em vez de vender apenas um produto/serviço. O objetivo principal será o de criar e fortalecer a relação entre as empresas e os clientes.
- Seja Agile
Inicialmente proposta nas indústrias das IT, a metodologia Agile aplicou-se ao departamento de marketing, procurando promover a satisfação dos clientes e desenvolver de forma contínua produtos e serviços eficientes, sob a premissa de que equipas organizadas produzem melhores resultados.
Mariana Paulo