Segundo o “Europe Digital Audio Advertising Report 2023”, os três principais fatores que levam os anunciantes a investir em publicidade áudio incluem a capacidade deste canal para criar planos de meios mais amplos (65%), aumentar brand awareness (55%) e atingir públicos específicos (48%).
“Desde o início da pandemia que o consumo dos formatos áudio aumentou exponencialmente. Acredito que estes devem fazer parte do media mix, uma vez que permitem às marcas comunicarem num ambiente brand safe com share of voices elevados”, afirma o Head of Solutions do GroupM Nexus, Luís Gonçalves.
A aposta em campanhas áudio está a diversificar-se por uma grande variedade de canais e formatos, com a maioria dos inquiridos a direcionar os seus investimentos para o streaming (59%), podcasts (59%) ou rádio online (57%).
O relatório acrescenta ainda que sete em cada dez profissionais de marketing inquiridos esperam atingir as suas audiências através de anúncios áudio no telemóvel (70%), seguidos dos desktops e portáteis (48%) e dos tablets (44%). O facto de o telemóvel ser uma ferramenta de fácil acesso é identificado como uma justificação para a prevalência deste dispositivo, já que representa para os profissionais desta área uma oportunidade para envolver as audiências ao longo de todo o dia.