As participações provêm de startups em fase de incubação e oriundas de diferentes países europeus, e de estudantes de mestrado e de doutoramento em instituições académicas portuguesas.
Na categoria Academia, os finalistas são: “Simulation of Cardiovascular Conditions in Patient-Specific 3D-Printed Model”, da autoria de Beatriz Maria das Neves Barro; “ReneWaste”, desenvolvido por Jônatas Augusto Manzolli; e “Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks”, que tem como autor Dário Pedro. A categoria Startups conta com os protejos “Glooma”, “Smartex.ai” e “ViBo Health” como finalistas.
Além de terem a oportunidade de apresentar os seus projetos ao júri durante a cerimónia de entrega do prémio, os finalistas vão competir pelo primeiro lugar das categorias em concurso. Ao vencedor da categoria Startups, será atribuído um prémio monetário no valor de 50 mil euros e a possibilidade de concretização de um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, com a duração mínima de nove meses. Já o vencedor da categoria Academia, receberá um prémio monetário no valor de 25 mil euros.