Fazer comunicação com buzz quer a GdA&A

Relações públicas, public affairs, social media, eventos e publicidade estão onde? Na Gomes de Almeida & Associados (GdA&A), a consultora que tem também uma forte componente de comunicação política. Por sua vez, os serviços de publicidade que presta são mais vocacionados para clientes institucionais e do setor da Saúde – health, pharma e wellness.

O sócio e CEO, João Gomes de Almeida, há cerca de três anos, quando abandonou a agência 004, decidiu lançar a Buzziness. A ideia foi criar uma prestadora de serviços de comunicação publicitária que fosse boa no digital e que tivesse o foco no negócio dos clientes, tal como as consultoras, mas que não esquecesse a excelência criativa que está desde sempre no ADN de profissionais, que – tal como ele – transitaram do mundo das agências de publicidade tradicionais.

“Tivemos uma postura muito low-profile ao longo destes anos e parte disso foi porque estivemos muitíssimo ocupados com a componente do negócio. Por outro lado, sentimos sempre que estávamos a crescer muito rapidamente, mas que, curiosamente, éramos cada vez menos uma consultora de criatividade e cada vez mais uma consultora de comunicação”, conta, para explicar o porquê de, no final de 2020, ter decidido avançar com uma nova marca, a GdA&A, que absorveu a Buzziness.

Não veio para fazer diferente… Veio para acrescentar ao mercado e aportar valor – palavra de CEO, que garante que a postura da equipa é de “inteira e completa humildade”. Então, o que tem para acrescentar? Primeiro, João é um criativo publicitário que abriu uma agência de relações públicas, “algo inédito no mercado” e que pensa que poderá trazer uma “frescura interessante” ao setor. Depois, a consultora nasceu “muito focada” na comunicação política e apresenta “incríveis resultados” nessa área. “Em certa medida, somos a ‘agência da moda’ neste setor. Trouxemos isso e ainda uma grande dose de respeito por quem já cá estava antes de nós chegarmos. Portugal tem excelentes agências e incríveis profissionais de comunicação”, defende.

Além de João Gomes de Almeida, da GdA&A fazem parte a sócia e administradora não executiva, Ana Firmo Ferreira, e duas empresas sócias de capital. Já a equipa é composta por nove pessoas: três no design, quatro nas relações públicas, e duas na gestão do cliente e new business. Prevê fechar 2021 com cerca do dobro.

Neste momento, há um desafio maior e três ambições. O primeiro é o do crescimento, uma vez que a procura pelo trabalho da consultora é “muita” – o que é “ótimo” – e o portefólio de serviços tem sido alargado – o que é “fenomenal”. “Temos de ter os pés bem assentes na terra e percebermos que só nos tornaremos realmente grandes se crescermos de forma sustentável”, refere. Quanto às aspirações, a primeira é construir relações sólidas com os velhos e novos clientes; a segunda passa por conseguir trazer para o mercado clientes que, tradicionalmente, não recorreriam a este tipo de serviços; e, por fim, retribuir ao mercado da comunicação tudo de bom que lhes tem dado e, nesse âmbito, terão novidades em breve.

carolinaneves@newsengage.pt 

Quarta-feira, 21 Julho 2021 09:17


PUB