Esta iniciativa visa promover o empreendedorismo criativo e social, estimulando o desenvolvimento de ideias e negócios. Desta forma, ficam em competição duas categorias: uma para projetos desenvolvidos por jovens do ensino secundário e profissional, e outra, para jovens universitários até aos 25 anos.
Assim, aos melhores projetos de cada categoria será entregue um prémio no valor de 17 mil euros, que inclui a inscrição num Programa Avançado em Empreendedorismo, apoiado pelo Santander Totta, e ainda vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto e Lisboa da Fundação da Juventude.
A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores envolve cerca de 140 participantes, orientados por mais de 35 professores de cerca de 40 instituições de ensino. O painel de jurados, que vão avaliar os projetos, é composto por empresários, gestores e representantes de empresas ligadas ao empreendedorismo.
Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, explica, em comunicado, que “formar toda uma nova geração de jovens empreendedores é formar uma geração de jovens com espírito de iniciativa, de criatividade, de inovação, de liderança e de resiliência, com a capacidade de acrescentarem valor à envolvente e à sociedade na qual estão inseridos”.


