A iniciativa, intitulada Project Re:Brief, apresenta-se como um repensar dos briefings criativos vintage transportando-os para a era digital. O propósito é demonstrar às agências e aos marketeers que as campanhas publicitárias nos novos meios não precisam de apelar apenas ao lado racional dos consumidores, podendo ser tão emocionais como as da chamada era de ouro da publicidade.
Esta espécie de remix abrange quatro campanhas: “We try harder”, da rent-a-car Avis que começou em 1962, “Hilltop”, um anúncio de 1971 da Coca-Cola em que um coro canta o desejo de “comprar uma Coca ao mundo”, a campanha da Volvo de 1963 intitulada “Drive like you hate it” e, finalmente, um anúncio de 1972 da Alka-Seltzer que ficou célere pela frase “não acredito que comi tudo”.
Estas campanhas, explica a Google, foram escolhidas por serem de “marcas icónicas, marcas para as quais a indústria e os criativos olham em busca de inspiração”. E todas baseadas em “ideias emotivas”.
Os executivos da Google pretendem partilhar os resultados do projeto com as agências para estimular a discussão sobre como a tecnologia pode encorajar a criatividade.
Os vídeos das quatro renovadas campanhas podem ser vistos no site do Project Re:Brief
Fonte: New York Times